06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Sobral, Marcos Paulo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.creatorSilva, Silvaneide Soares-
dc.date.accessioned2019-07-17T16:28:01Z-
dc.date.available2019-07-17-
dc.date.available2019-07-17T16:28:01Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.citationSILVA, Silvaneide Soares.Formação de professores e educação inclusiva; a perspectiva dos discentes do curso de licenciatura em Pedagogia da UFAL Campus do Sertão. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5454-
dc.description.abstractThis work is the result of a study about the importance of preparing teachers in initial training to act in special education. The interest in the subject was due to the restlessness resulting from the discussions in the disciplines of Special Education in the Pedagogy course. Thus, the methodology was based on a bibliographical research and field research, in which questionnaires were applied for data collection with the students of the 8th period of the Degree in Pedagogy of the Federal University of Alagoas (UFAL) / Campus do Sertão, presenting questions about the analysis of the curricular matrix of said course aiming at the disciplines focused on inclusive education, as well as the preparation to work with students with special educational needs in the regular classroom. For that, the contribution of researchers such as: Saviani (2009, 2005); Gatti (2013); Gatti, Barreto and André (2011); Pimenta (1996); Pietro (2005); Mazzota (1996); Mantoan (2003); Mendes (2010); Magalhães (2013), among others. And some documents such as the National Education Guidelines and Bases Law (1996), the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2007), the Political Project of the Pedagogy (UFAL, 2011). Finally, we bring some contributions about the importance of rediscussing the current training curriculum of the Superior Course of Pedagogy, in order to favor the formation of new graduates, in what it consists of their work in the area of special inclusive education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectDiscentept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - UFALpt_BR
dc.subjectCampus do Sertãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação de professores e educação inclusiva: a perspectiva dos discentes do curso de licenciatura em pedagogia da UFAL / Campus do Sertãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de um estudo sobre a importância da preparação de professores na formação inicial para atuar na educação especial. O interesse pelo tema deu-se a partir da inquietação resultante das discussões nas disciplinas de Educação Especial no curso de Pedagogia. Desse modo, a metodologia se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de campo, em que foram aplicados questionários para coletas de dados junto aos estudantes do 8º período do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Campus do Sertão, apresentando questões acerca da análise da matriz curricular do referido curso visando as disciplinas voltadas à educação inclusiva, bem como a preparação para atuar junto a estudantes com necessidades educacionais especiais na sala regular. Para tanto, foram utilizados como fundamentação teórica a contribuição de pesquisadores como: Saviani (2009, 2005); Gatti (2013); Gatti, Barreto e André (2011); Pimenta (1996); Pietro (2005); Mazzota (1996); Mantoan (2003); Mendes (2010); Magalhães (2013), entre outros. E alguns documentos como: a Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007), o Projeto Político do Curso de Pedagogia (UFAL, 2011). Por fim, trazemos algumas contribuições acerca da importância de se rediscutir o atual currículo de formação do Curso Superior de Pedagogia, a fim de favorecer a formação dos novos egressos, no que consiste à sua atuação na área da educação especial inclusiva.pt_BR
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