06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Aruã Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7366450114058190pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Ana Margarida Santos-
dc.contributor.referee2Silva, João Victor dos Santos-
dc.creatorLima, Lucas Ricardo Santos de-
dc.date.accessioned2019-07-08T12:51:40Z-
dc.date.available2019-07-08-
dc.date.available2019-07-08T12:51:40Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.citationLIMA, Lucas Ricardo Santos de. "Bota mais meia aí!": uma história das casas de jogos de videogame na cidade de Delmiro Gouveia – Alagoas. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5367-
dc.description.abstractThis article aims to contribute to the construction of a historical narrative of the phenomenon of video game houses in the city of Delmiro Gouveia, State of Alagoas. We look for vestiges that speak of who lived and circulated through the spaces of the video game houses in the beginning of 2000. The study turns more specifically to the understanding of the social function that these spaces represented in the daily life of its goers and owners, seeking to apprehend the importance of these spaces, as well as to address aspects of the national and local conjuncture that allowed its emergence and decline. A bibliographical research was done, as well as interviews with regulars and owners of old videogame houses of the city. The methodology used took as a starting point the oral narratives of the participants of the research, which make their personal and collective experiences as witnesses of history emerge. It was used to students who deal with oral history, as well as those who discuss the relationship between game and culture and also the universe of games. The results of the research indicate that the discussion must pass between the academic universe and the wider social context, since the theme relates to different instances of human life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Alagoaspt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectCasas de jogospt_BR
dc.subjectCasas de videogamept_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.title"Bota mais meia aí!": uma história das casas de jogos de videogame na cidade de Delmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo visa contribuir para a construção de uma narrativa histórica do fenômeno das casas de videogames na cidade de Delmiro Gouveia, Estado de Alagoas. Buscam-se os vestígios que falam de quem vivenciou e circulou pelos espaços das casas de videogames no início de 2000. O estudo se volta mais especificamente para a compreensão da função social que tais espaços representaram na vida cotidiana de seus frequentadores e proprietários, buscando apreender a importância desses espaços, bem como abordar aspectos da conjuntura nacional e local que possibilitaram seu surgimento e seu declínio. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas com frequentadores e proprietários de antigas casas de videogame da referida cidade. A metodologia utilizada tomou como ponto de partida as narrativas orais dos sujeitos participantes da pesquisa, os quais fazem emergir suas experiências pessoais e coletivas como testemunhas da história. Recorreu-se a estudiosos que tratam da história oral, bem como daqueles que discutem acerca da relação entre jogo e cultura e também do universo dos games. Os resultados da pesquisa indicam que a discussão deve transitar entre o universo acadêmico e o contexto social mais amplo, uma vez que a temática se relaciona com diferentes instâncias da vida humana.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bota mais meia aí ; uma história das casas de jogos de videogame na cidade de Delmiro Gouveia - Alagoas.pdf825.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.