00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Tese
Título: A (re) significação da docência : efeitos de sentido do discurso oficial.
Título(s) alternativo(s): La (re)signification de l'enseignement: des effets de sens du discours officiel.
Autor(es): Melo, Kátia Maria Silva de
Primeiro Orientador: Amaral, Maria Virgínia Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Indursky, Freda
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Sobrinho, Helson Flavio da
metadata.dc.contributor.referee4: Correa, Leda Pires
Resumo: Neste trabalho analisamos o discurso sobre a profissionalização docente, produzido durante a reforma educacional brasileira dos anos 1990. Focalizamos formas de designação dos professores da Educação Básica, especificamente a designação profissionais da educação , presente na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n° 9.394/96). Entendemos que as designações se inscrevem num processo de referenciação dos professores voltado para a ressignificação da docência. Ao abordar tal processo, adotamos o referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de origem francesa (AD) filiada a Pêcheux, em que o discurso é entendido como prática social, cuja constituição resulta da relação entre língua, história e ideologia. Adotamos, então, a perspectiva materialista-histórica segundo a qual se questiona a separação entre língua e história e se defende que sob a base linguística manifestam-se processos discursivos diversos, marcados ideologicamente. Constatamos que o discurso oficial é marcado pelas determinações históricas contemporâneas, produzindo sentidos para a docência atrelados à reestruturação produtiva e às mudanças nas relações de trabalho. Tais relações são marcadas pelo antagonismo capital-trabalho que determina o conflito presente nas relações sociais. O discurso oficial propõe um perfil para os professores ancorado nas noções de competência, autonomia e responsabilidade, mobilizando elementos de saber da Formação Discursiva do Mercado (FDM), apropriando-se dos discursos dos educadores, ressignificando-os e, consequentemente, produzindo efeitos de sentido de profissionalização, mudança e atuação adequada à melhoria da qualidade da educação.
Abstract: Nous analysons dans ce travail le discours sur la professionnalisation des enseignants tenu pendant la réforme éducationnelle brésilienne des années 90. Nous focalisons notre attention sur les manières de nommer les professeurs de l éducation primaire, en particulier sur la dénomination « professionnels de l éducation » présente dans l actuelle loi directrice de l éducation nationale (LDB n° 9.394/96). Nous pensons que ces dénominations s inscrivent dans un processus de référenciation des professeurs tourné vers la re(signification) de l enseignement. En abordant un tel processus, nous adoptons le référentiel théorico-méthodologique de l analyse du discours d origine française (AD) selon Pêcheux, où le discours est conçu comme une pratique sociale dont la constitution résulte de la relation entre la langue, l histoire et l idéologie. Nous adoptons, alors, la perspective matérialiste historique qui interroge la séparation entre la langue et l histoire et qui défend l idée selon laquelle sous le système linguistique se manifestent divers processus discursifs idéologiquement marqués. Nous constatons que le discours officiel est marqué par les déterminations historiques contemporaines produisant, pour le corps enseignant, des éléments de sens en rapport à une restructuration pour plus d efficacité et à des changements dans les relations de travail. Ces dernières sont marquées par l antagonisme capital-travail déterminant le conflit présent dans les relations sociales. Le discours officiel propose un profil pour les professeurs ancré dans les notions de compétence, d autonomie et de responsabilité mobilisant des éléments de savoir de la Formation Discursive du Marché (FDM), s appropriant et éinterprétant les discours des éducateurs et, en conséquence, produisant des effets de sens dans le domaine de la professionnalisation, du changement et de l action adaptée à une amélioration de la «qualité» de l éducation.
Palavras-chave: Enseignement
Discours
Professionnalisation
Docência
Discurso
Profissionalização
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MELO, Kátia Maria Silva de. La (re)signification de l'enseignement: des effets de sens du discours officiel.. 2010. 9 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/536
Data do documento: 12-mar-2010
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