00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo Calil de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784169T3por
dc.contributor.advisor-co1Zimmer, Márcia Cristina
dc.contributor.advisor-co1LattesZIMMER, M. C.por
dc.contributor.referee1Silveira, Maria Inez Matoso
dc.contributor.referee1LattesSILVEIRA, M. I. M.por
dc.contributor.referee2Faria, Núbia Rabelo Bakker
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795619Y6por
dc.contributor.referee3Florêncio, Ana Maria Gama
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165por
dc.creatorBorba, Valquíria Claudete Machado
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3037018518459819por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:30:27Z-
dc.date.available2010-01-13
dc.date.available2015-08-25T18:30:27Z-
dc.date.issued2009-06-03
dc.identifier.citationBORBA, Valquíria Claudete Machado. The role of the interaction between the implicit and explicit instructions on the developmet of the textual genre tales of terror.. 2009. 174 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/535-
dc.description.abstractThis research investigated the role of the interaction between the implicit and explicit instructions and of the knowledge of the textual genre tales of terror on the development of its written production. We understand the learning through the implicit instruction when it is conducted without emphasizing its characteristics. On the other hand, the learning through the interaction between the implicit and explicit instructions happens when the characteristics of the textual genre in study is emphasized and analyzed. In order to carry out our study, we have chosen subjects from two groups of ninth grade of an elementary school in Maceió. Once we have decided to study the role of the interaction between the implicit and explicit instructions, the role of memory is important. Hence, we proposed the study of the declarative memory, having in mind that the implicit instruction itself does not guarantee the development of the aspects that need to be improved. In our point of view, the interaction between the implicit and explicit instructions é fundamental in this case. We based our theory on the connectionist approach that says learning happens through the experience someone has. According to it, we propose the learning of the textual genre tales of terror in two distinct environments of instruction. Our main hypothesis is that the learning through the interaction between the implicit and explicit instructions is more helpful than the learning through the implicit instruction. We hope our study may help in the studies about cognitive processes involved in the textual production.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImplicit and explicit instructionseng
dc.subjectTextual genreseng
dc.subjecttextual productioneng
dc.subjecttales of terroreng
dc.subjectInstrução implícita e explícitapor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectConto de assombraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO papel da interação entre a instrução implícita e explícita na produção textual de contos de assombração.por
dc.title.alternativeThe role of the interaction between the implicit and explicit instructions on the developmet of the textual genre tales of terror.eng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoNosso estudo consistiu em verificar o papel da interação entre a instrução implícita e explícita e do conhecimento do gênero textual conto de assombração no desenvolvimento da produção textual desse gênero textual. Partimos da compreensão de que a aprendizagem através da instrução implícita acontece quando o trabalho de determinado gênero textual é conduzido sem que suas características sejam explicitamente destacadas. Já a aprendizagem através da interação entre a instrução implícita e explícita acontece quando há destaque e reflexão explícita sobre os constituintes do gênero textual em questão. Para a realização da nossa pesquisa, escolhemos sujeitos de duas turmas de nona série do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Maceió. Ao estudar a questão da interação entre a instrução implícita e explícita, o papel da memória é fundamental para justificar esse tipo de abordagem. Por isso, propomos o estudo do papel da memória declarativa, partindo da hipótese de que a instrução implícita apenas não garante o desenvolvimento de aspectos que precisam ser desenvolvidos na produção textual de forma a levar o aluno a se tornar um escritor proficiente. Defendemos que a interação entre a instrução implícita e explícita é fundamental nesse caso. E, para sustentar nosso estudo, nos apoiamos na teoria conexionista, que compreende que a aprendizagem da linguagem acontece a partir da experiência do indivíduo no ambiente que o circunda. Seguindo essa premissa, propomos a aprendizagem do gênero textual conto de assombração em dois ambientes distintos de instrução. Nossa hipótese central foi a de que o ensino baseado na interação entre a instrução implícita e explícita favorece mais o desenvolvimento da produção textual do que o ensino baseado só na instrução implícita. Assim, com base no referencial teórico conexionista, o objetivo geral da nossa investigação sobre o papel da interação entre instrução implícita e explícita e do conhecimento do gênero textual conto de assombração no desenvolvimento da sua escritura pretende contribuir para os estudos sobre os processos envolvidos na produção textual.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ValquiriaClaudeteMachadoBorba_2009_Completa.pdf938.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.