00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5356
Tipo: Dissertação
Título: Fotômetro portátil de baixo custo: experimentação e contextualização no ensino de química da educação básica
Título(s) alternativo(s): Portable, low cost protometer: experimentation and contextualization in chemistry teaching in basie education
Autor(es): Leite, Marcos Antonio Pessoa
Primeiro Orientador: Oliveira, Paulo Cesar Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Bento, Edson de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Reinaldo Augusto Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee4: Miranda, Edma Carvalho
Resumo: A experimentação vem sendo negligenciada na Educação Básica Brasileira isso se deve, dentre outros fatores, à falta de laboratórios e equipamentos nas escolas públicas, este fato prejudica os estudantes que deixam de adquirir conhecimentos importantes para seu desenvolvimento. Diante disso, a construção de equipamentos de laboratório de baixo custo surge como uma opção viável para introduzir a experimentação nas salas de aula do Ensino Médio. A experimentação e a contextualização no ensino de química favorecem a formação do cidadão, apresentando ao aluno uma concepção de Ciência como atividade humana em construção que leve em conta o papel social da Ciência. Desta forma, a espectrofotometria, método que determina a concentração de uma substância por meio da radiação eletromagnética, é uma boa maneira de contextualizar o ensino de Química e também favorecer a experimentação e a interdisciplinaridade nesta disciplina, mas para isso é necessário um espectrofotômetro, aparelho que possui um alto valor de compra no mercado. Neste trabalho é apresentada a construção de um fotômetro de baixo custo que permite realizar medidas qualitativas e quantitativas em vários comprimentos de onda na região do visível. Todos os materiais utilizados na construção do aparelho são de baixo custo e de fácil aquisição podendo qualquer professor de Química, da Educação Básica, construir em sua escola. Para avaliação do desempenho do instrumento desenvolvido foram preparadas soluções padrão de alaranjado de metila e realizadas análises dessas amostras. Elas também foram analisadas em um espectrofotômetro comercial da marca GEHAKA, modelo UV-380G, após realizadas as análises foi realizado um estudo comparativo entre os resultados obtidos e aplicando-se tratamentos estatísticos, verificou-se que esses resultados nos dois aparelhos não apresentam diferença significativa a nível de 95% de confiança. Por fim é apresentada uma unidade didática que aplica os conceitos de espectrofotometria em aulas experimentais de turmas do Ensino Médio.
Abstract: The Experimentation has been neglected in Brazilian Basic Education this is due, among other factors, the lack of laboratories and equipment in public schools, this fact that affect students who fail to acquire important knowledge for its development. Therefore, the construction of low-cost laboratory apparatus emerges as a viable option to insert the experimentation in the high school classrooms. Experimentation and contextualization in teaching chemistry promote the citizen formation, by presenting for the student a conception of science as a human activity in construction that considers the social role of science. Thus, spectrophotometry, method that determines the concentration of a substance using the electromagnetic radiation, is a good way to contextualize the teaching of chemistry and also encouraging experimentation and interdisciplinary in this subject, but for this is necessary a spectrophotometer, a device that has a high market value. In this paper is presented the construction of a low-cost photometer which lets users make qualitative and quantitative measures at various wavelengths visible region. All materials used in the device construction are low-cost and can be easily acquired Basic Education chemistry teachers allowing. Build the device in their school. To evaluate the developed instrument performance, standard methyl orange solutions were prepared and it was conducted analysis of these samples. These samples were also analyzed in a commercial spectrophotometer, UV-GEHAKA model 380G. After the analyzes it was conducted a comparative study of the obtained results applying statistical methods,and it was found that the results from the two devices were not significantly different, at about 95% confidence level. Finally, a didactic unit that applies the concepts of spectrophotometry in high school experimental classes is presented.
Palavras-chave: Espectrofotometria
Baixo custo
Fotômetro
Experimentação
Ensino Médio
Spectrophotometry
High school
Photometer
Experimentation
Low-cost
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: LEITE, Marcos Antonio Pessoa. Fotômetro portátil de baixo custo: experimentação e contextualização no ensino de química da educação básica. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5356
Data do documento: 3-jun-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.