06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Rafaela Faciola Coelho de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9933276140281889pt_BR
dc.contributor.referee1Correia, Vinícius Costa-
dc.contributor.referee2Luz, Taís Pereira da-
dc.creatorBasto, Thiago Silva Costa de-
dc.date.accessioned2019-06-26T19:35:18Z-
dc.date.available2019-06-26-
dc.date.available2019-06-26T19:35:18Z-
dc.date.issued2019-05-23-
dc.identifier.citationBASTO, Thiago Silva Costa. Análise da confiabilidade de projeto de fundação por estaca escavada, a partir de metodologia semiempírica aplicada em caso real de obra. 2019. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5320-
dc.description.abstractThe safety assurance in Civil Engineering projects is not based on scenarios where the risk of ruin is non-existent. Even the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) advocating the use of safety coefficients, several relevant aspects and uncertainties are not considered, that have a fundamental influence on the reliability of a foundation project, such as soil heterogeneity. Cintra and Aoki (2010) advocate the use of a probabilistic approach, in which the ruin probability inherent to each foundation project is determined, and evaluated to what extent the risks are considered acceptable for that scenario. In this perspective, the present work makes a reliability analysis of the foundation project executed in Block 31 of the work of the Convergence Center of the Federal University of Rio de Janeiro, in Cidade Universitária, located on Ilha do Fundão, north zone of the city of Rio de January. The analyzed design has 50 stakes of the continuous propeller type, with diameters of 60 and 80 centimeters, and three probes of simple of recognition, from which the capacities of the loads of the piles were estimated, using semiempirical methodology. Through the concept of probability of ruin, the reliability of that foundation project was evaluated, comparing three design methodologies for admissible loads proposed by Cintra and Aoki (2010), and analyzed the efficiency of safety factors in ensuring that risks are in an acceptable range. The results of the probabilistic approach indicate Methodology 1 as the most appropriate to the analyzed project, which evaluates the catalog load of the stake to be dimensioned. In addition, the results allow to conclude that semiempirical methodologies for the determination of the load capacity are sensitive to the variability of the subsurface layers. Even with the adoption of security and correction coefficients, such practices are insufficient to ensure a probability of acceptable ruin, and hence the safety and economic viability of a project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFundaçõespt_BR
dc.subjectInvestigação geotécnicapt_BR
dc.subjectprobabilidade de ruínapt_BR
dc.subjectSolopt_BR
dc.subjectCentro de convergênciapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpt_BR
dc.titleAnálise da confiabilidade de projeto de fundação por estaca escavada, a partir de metodologia semiempírica aplicada em caso real de obrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA garantia de segurança em projetos de Engenharia Civil não está fundamentada nos cenários em que o risco de ruína seja inexistente. Mesmo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) preconizando a utilização de coeficientes de segurança, são desconsiderados diversos aspectos relevantes e incertezas que possuem fundamental influencia sob a confiabilidade de um projeto de fundação, tais como a heterogeneidade do solo. Cintra e Aoki (2010) defendem a utilização de uma abordagem probabilística, em que seja determinada a probabilidade de ruína inerente a cada projeto de fundação, e avaliado até que ponto os riscos são considerados aceitáveis para aquele cenário. Nesta perspectiva, o presente trabalho faz uma análise de confiabilidade do projeto de fundação executado no Bloco 31 da obra do Centro de Convergência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Cidade Universitária, localizada da Ilha do Fundão, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O projeto analisado possui 50 estacas do tipo hélice contínua, com diâmetros de 60 e 80 centímetros, e três sondagens de simples de reconhecimento, a partir das quais foram estimadas as capacidades de cargas das estacas, utilizando metodologia semiempírica. Através do conceito de probabilidade de ruína, foi avaliada a confiabilidade do referido projeto de fundação, comparando-se as três metodologias de projeto para cargas admissíveis propostas por Cintra e Aoki (2010), e analisada a eficiência dos fatores de segurança em garantir que os riscos envolvidos estejam numa faixa aceitável. Os resultados da abordagem probabilística indicam a Metodologia 1 como a mais adequada ao projeto analisado, a qual tem como critério de avaliação a carga de catálogo da estaca a ser dimensionada. Além disso, os resultados permitem concluir que as metodologias semiempíricas para determinação da capacidade de carga são sensíveis à variabilidade das camadas do subsolo. Mesmo com a adoção de coeficientes de segurança e de correção, tais práticas são insuficientes para garantir uma probabilidade de ruína aceitável, e consequentemente, a segurança e viabilidade econômica de um projeto.pt_BR
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