06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5298
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino-aprendizagem em salas multisseriadas: o caso da extensão de uma escola pública no distrito Tingui, município de Água Branca - AL
Autor(es): Oliveira, Cristiano da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Ana Cristina Conceição
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Beatriz Araújo da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Lucas Gama
Resumo: O presente trabalho tem como questão central o ensino-aprendizagem em salas multisseriadas, tomando como exemplo o caso da extensão de uma escola pública localizada no município de Água Branca/AL. A relação entre ensino e aprendizagem, quando ocorrida em salas multisseriadas, deve ser analisada e construída numa ótica completamente diferente, por ser, as salas multisseriadas, parte integrante das escolas em zona rural, onde a maioria de uma série de fatores a fazem completamente diferente daquilo que se pode observar nas escolas dos centros urbanos. O multisseriado é o ponto de ingresso ao ensino fundamental da grande maioria dos filhos de agricultores e demais crianças que moram no campo, como no caso da extensão aqui analisada, a mesma onde um dia iniciei meus estudos. A partir da observação e das entrevistas semiestruturadas realizadas, consegue-se então sentir como atua o educador na multisseriada, a partir da professora entrevistada, que, com mais de duas décadas de experiencia neste modelo de ensino, traz muitas respostas para melhor compreensão não só como se dá o ensino/aprendizagem, mas outros diversos fatores interligados à escola do campo, que também são mais nítidos a partir das entrevistas realizadas com o coordenador da escola núcleo e a técnica da secretaria municipal de educação em Água Branca. Para amplificar a compreensão do estudo e adicionar conhecimentos à discussão, usou-se de autores como Pantel (2011), Hage (2006, 2011), Freire (1996), Medeiros (2010), Azevedo (2010), dentre outros. Leva-se em conta que todas as respostas coletadas durante as entrevistas são de um município que nos deixa como exemplo mediante milhares no Brasil onde persiste o multisseriado sem as devidas condições de funcionamento estrutural e profissional, mas que oportuniza ao povo das comunidades o acesso aos estudos, e se torna também uma experiência sem igual de trabalho aos educadores, que, mesmo em sua maioria não gostem do multisseriado, aprendem, nele, novas forma de ensinar.
Abstract: The present work has as a central question the teaching-learning in multiseriated classes, taking as an example the case of the extension of a public school located in the municipality of Água Branca/AL. The relationship between teaching and learning, when occurring in multi-serialized classes, should be analyzed and constructed in a completely different perspective, because it is the multiseriated classes, an integral part of the schools in rural areas, where most of a number of factors Make it completely different from what we can observe in schools in urban centers. The multiseriate is the point of entry to elementary education of the vast majority of the children of farmers and other children who live in the field, as in the case of the extension analyzed here, the same one where I started my studies. Based on the observation and semi-structured interviews performed, we can then feel how the educator works in the Multiserialized, from the interviewed teacher, who, with more than two decades of experience in this teaching model, brings many answers To better understand not only how the teaching/learning is given, but other factors interconnected to the school of the field, which are also more clear from the interviews conducted with the coordinator of the Core school and the technique of the Municipal Secretariat of Água Branca education. To amplify the study comprehension and add knowledge to the discussion, we used authors such as Pantel (2011), Hage (2006, 2011), Freire (1996), Medeiros (2010), Azevedo (2010), among others. It takes into account that all the responses collected during the interviews are from a municipality that leaves us as an example through thousands in Brazil where the multiseriate persists without the proper conditions of structural and professional functioning, but that Opportunity for the people of the communities to access the studies, and also becomes an unparalleled experience of work for educators, who, even mostly dislike the multiseriate, learn, in it, new ways of teaching.
Palavras-chave: Educação
Ensino fundamental
Salas multisseriadas
Escola rural
Prática docente
Distrito Tingui
Água Branca - Alagoas
Educação rural
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, Cristiano da Silva. O ensino-aprendizagem em salas multisseriadas: o caso da extensão de uma escola pública no distrito Tingui, município de Água Branca - AL. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5298
Data do documento: 27-mar-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.