06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899231100500890pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Ana Margarida Santos-
dc.contributor.referee2Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.creatorSantos, Wellida Najara Vitor dos-
dc.date.accessioned2019-06-19T15:23:19Z-
dc.date.available2019-06-18-
dc.date.available2019-06-19T15:23:19Z-
dc.date.issued2019-04-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Wellida Najara Vitor dos. O lúdico como elemento mediador no ensino-aprendizagem de história: experiências no PIBID na Escola Delmiro Gouveia - AL (2014-2017). 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5284-
dc.description.abstractObjective: This study compiles some experiences and perceptions obtained during the development of the PIBID of History, based on the experience with the students of the 9th year of the Delmiro Gouveia State School, located in the city Delmiro Gouveia-AL, whose emphasis was to work on History and Culture Afro-Brazilian. Materials and Methods: analysis of didactic material, observation of classes, elaboration of didactic games. The following were used as methodological tools: the field diary and participant observation. Results: better understanding and respect for Africanity, its symbologies and memories; demystification in relation to religious syncretism; involvement of students in the construction of games and the popularization of Afro culture; teachers' awareness of self-criticism. Conclusions: the game represents an indispensable alternative for the democratization of knowledge, whether popular or scientific; insertion of the student as a critical subject and not only as content receiver; valuation of African matrices in the Brazilian historical context, respecting the identity and belonging aspects, from the concept of intangible heritage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectPatrimônio material e imaterialpt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO lúdico como elemento mediador no ensino-aprendizagem de história: experiências no PIBID na Escola Delmiro Gouveia - AL (2014-2017)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: este estudo compila algumas experiências e percepções obtidas durante o desenvolvimento do PIBID de História, a partir da vivência com os discentes do 9º ano da Escola Estadual Delmiro Gouveia, sediada na cidade Delmiro Gouveia-AL, cuja ênfase foi trabalhar a História e Cultura Afro-Brasileira. Materiais e Métodos: análise do material didático, observação das aulas, elaboração de jogos didáticos. Foram utilizados como instrumentos metodológicos: o diário de campo e a observação participante. Resultados: melhor compreensão e respeito à africanidade, suas simbologias e memórias; desmistificação em relação ao sincretismo religioso; envolvimento dos alunos na construção de jogos e na popularização da cultura afro; tomada de consciência do docente no que diz respeito à autocrítica. Conclusões: o jogo representa uma alternativa indispensável para a democratização do conhecimento, seja popular, seja científico; inserção do aluno como sujeito crítico e não apenas como receptor de conteúdos; valorização das matrizes africanas no contexto histórico brasileiro, respeitando os aspectos identitários e de pertencimento, a partir do conceito de patrimônio imaterial.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.