00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo Calil de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784169T3por
dc.contributor.referee1Soto, Eva Ucy
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784062Z0&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee2Lima, Maria Hozanete Alves de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703058Z7por
dc.contributor.referee3Moura, Maria Denilda
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787964P1por
dc.contributor.referee4Felipeto, Cristina
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777190H1por
dc.creatorLopes, Adna de Almeida
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704935A4&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2015-08-25T18:30:25Z-
dc.date.available2007-03-15
dc.date.available2015-08-25T18:30:25Z-
dc.date.issued2005-05-16
dc.identifier.citationLOPES, Adna de Almeida. A singularidade do erro ortográfico e os efeitos do funcionamento da língua. 2005. 170 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/526-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTexte écritfra
dc.subjectOrthographefra
dc.subjectErreur singulièrefra
dc.subjectTexto escritopor
dc.subjectOrtografiapor
dc.subjectErro singularpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA singularidade do erro ortográfico e os efeitos do funcionamento da línguapor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO trabalho que aqui nos propusemos realizar tem como objetivo a análise de erros de escrita que apresentam um caráter singular, estatisticamente irrelevante, colocando em suspenso uma noção de língua enquanto uma ordem homogênea, estabilizada e constituída de fenômenos regulares. Chamamos esses erros de erros ortográficos singulares e analisamos aqueles presentes em 10 textos produzidos por alunos da 4º série do Ensino Fundamental de uma rede pública de Alagoas, em um teste de Português elaborado pelo Núcleo de Avaliação e Pesquisa Educacional da Universidade Federal de Pernambuco (NAPE-UFPE), no ano de 1997. O corpus é formado por 229 textos e, atualmente, pertence ao banco de dados do Projeto Integrado Práticas de Textualização na Escola , coordenado pelo professor Eduardo Calil, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-UFAL). De um ponto de vista diferenciado da noção psicológica de desenvolvimento tentamos mostrar como a singularidade desses erros aponta para um funcionamento que difere daquele suposto pelas habilidades cognitivas, na medida em que indicia uma ordem própria que escapa ao domínio do sujeito e que não mantém total relação entre o sistema de formas escritas e o sistema oral. Um funcionamento pautado na noção saussureana de valor lingüístico marcado pelas relações de diferença que mantém os significantes com outros significantes da língua, enquanto uma ordem simbólica habitada por uma subjetividade, operada pelos processos metafóricos e metonímicos (Jakobson 1966; Milner 1987; Lemos 1992). Assim, quando tomamos para análise os erros ortográficos singulares quisemos, na verdade, mostrar que o funcionamento lingüístico que rege o sistema ortográfico possui uma autonomia que nos obriga a relativizar as categorizações. Pela estrutura desse sistema, as ocorrências singulares não podem simplesmente ser descartadas ou consideradas irrelevantes para o processo de aquisição porque não são estatisticamente significativas. Elas estão inscritas num funcionamento próprio do sistema ortográfico e não podem ser apagadas pela busca do regular, do estabilizado, do categorizável. Elas nos revelam um sujeito sob os efeitos de um funcionamento de ordem lingüística.por
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