00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Um estudo sobre o Projovem Urbano Maceió, Alagoas na perspectiva do sujeito-aluno partícipe do programa
Título(s) alternativo(s): A study on the Urban Projovem Maceió, Alagoas in the Perspective of the subject-student participant of the program
Autor(es): Cardoso, Martha Vanessa Lima do Nascimento
Primeiro Orientador: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee1: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee3: Pires, Angela Maria Monteiro da Motta
Resumo: O trabalho de pesquisa no âmbito do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Alagoas, teve como foco o Projovem Urbano em Maceió, Alagoas considerando o período de 2005-2015. Tivemos como objetivo considerando os sujeitos-alunos partícipes do Programa como os interlocutores fundamentais da pesquisa, compreender, a partir de suas narrativas, a relação de importância no que se refere à participação no curso e à proposta de elevação da escolarização, qualificação profissional e participação cidadã que o Projovem se propõe desenvolver. O tratamento do problema toma como marco teórico Certeau (1982, 1994), Paiva (2004, 2006, 2009), Oliveira (2009), Carrano (2007), Arretche (2007), Freire (1993), Saviane (2007), Dayrell (2003), Silva (2011), Abramovay (2015), entre outros, efetivando-se numa abordagem qualitativa, tomada a Ludke e André (1986) e Thompson (1992). De acordo com as entrevistas, os sujeitos apontam para a existência de uma relevância muito significativa do Programa para as suas vidas, sobretudo em relação às seguintes categorias: conclusão do Ensino Fundamental, qualificação profissional, caráter inicial e participação cidadã. A análise faz ver que a maioria dos estudantes não prossegue com os estudos após a participação no Programa, o que se constitui numa barreira para que adentrem no mercado de trabalho formal. Embora nas falas dos sujeitos-alunos entrevistados seja constatada uma recorrente valorização da atuação do professor em todo o processo de desenvolvimento do curso e, consequentemente, da construção do conhecimento, as entrevistas mostram que eles apontam falhas de ordem estrutural no Programa. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Abstract: The work of research within the Master in Education of the Federal University of Alagoas, focused on the Projovem Urbano in Maceió, Alagoas considering the period 2005-2015. We aimed at considering the subjects-students participating in the Program as the fundamental interlocutors of the research, to understand, from their narratives, the relation of importance regarding participation in the course and the proposal to increase schooling, professional qualification and participation citizen that the Projovem intends to develop. The treatment of the problem takes as a theoretical framework Certeau (1982, 1994), Oliveira (2009), Carrano (2007), Arretche (2007), Freire (1993), Saviane (2003), Silva (2011), Abramovay (2015), among others, taking place in a qualitative approach, taken to Ludke and André (1986) and Thompson (1992). According to the interviews, the subjects point to the existence of a very significant relevance of the Program to their lives, especially in relation to the following categories: completion of Primary Education, professional qualification, initial character and citizen participation. The analysis shows that most students do not pursue their studies after participating in the program, which constitutes a barrier to entry into the formal labor market. Although in the speeches of the subjects interviewed, a recurrent appreciation of the teacher's performance in the entire course development process and, consequently, in the construction of knowledge, the interviews show that they point to structural failures in the Program. The present work was carried out with the support of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel - Brazil (CAPES) - Financing Code 001.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Projovem Urbano – Maceió(AL)
Ensino profissional
Juventude
Youth
Professional qualification
Education of young people and adults
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CARDOSO, Martha Vanessa Lima do Nascimento. Um estudo sobre o Projovem Urbano Maceió, Alagoas na perspectiva do sujeito-aluno partícipe do programa. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5263
Data do documento: 31-out-2018
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