00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos , Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.creatorNascimento, Felipe Bomfim Cavalcante do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3069305588877056pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-12T14:46:34Z-
dc.date.available2019-05-06-
dc.date.available2019-06-12T14:46:34Z-
dc.date.issued2019-03-07-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Felipe Bomfim Cavalcante do. Abordagem diagnóstica sobre as dificuldades do ensino de geometria: análise de uma sequência didática envolvendo polígonos e poliedros para alunos cegos. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5240-
dc.description.abstractThe teaching of mathematics is a concern for teachers because of the difficulty that students have been demonstrating regarding the learning of geometry, especially involving polygons and polyhedra for visually impaired blind students. To deepen this theme, a critical and reflexive understanding was introduced. The Van Hiele theory was adopted as a model, making it possible to understand that learning must consider a sequence of levels of understanding of concepts, insofar as it appropriates the knowledge of geometry. The objective of this work is to present a diagnosis of the difficulties presented by blind students of elementary school II on the learning of polygons and polyhedra, as well as to present a proposal of didactic sequences that may help other teachers. In order to obtain the necessary information to carry out the research, an institution was established that provides support services in the educational area, aimed at the care of blind and low vision youths and adults and defined a group of blind students who are attending elementary school II , to perform the diagnostic activities, treating the field research and along with this process the bibliographic research. It is therefore understood that the inclusion of the teaching model of Van Hiele theory could be positive for the teaching of geometry, in particular blind students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de deficientes visuaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducation for the visually impairedpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAbordagem diagnóstica sobre as dificuldades do ensino de geometria: análise de uma sequência didática envolvendo polígonos e poliedros para alunos cegospt_BR
dc.title.alternativeDiagnostic approach on the difficulties of geometry education: analysis of a diagnosis of Police entry for blind studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO ensino da matemática representa uma preocupação para os professores pela dificuldade que os alunos vêm demonstrando quanto à aprendizagem da geometria, em especial, envolvendo polígonos e poliedros para alunos deficientes visuais cegos. Para aprofundar nessa temática, foi introduzida a compreensão crítica e reflexiva. Adotou-se como um modelo a teoria de Van Hiele, possibilitando compreender que a aprendizagem deve considerar uma sequência de níveis de entendimento de conceitos, na medida em que se apropria do saber da geometria. Objetiva-se com este trabalho trazer um diagnóstico das dificuldades apresentadas por alunos cegos do ensino fundamental II sobre o aprendizado de polígonos e poliedros, bem como, apresentar uma proposta de sequências didáticas que possam auxiliar outros professores. Para obter as informações necessárias para concretizar a pesquisa, foi escolhida uma instituição que presta serviços de suporte na área educacional, voltada para o atendimento de jovens e adultos cegos e de baixa visão e definido um grupo de alunos cegos que estejam cursando o ensino fundamental II, para realizar as atividades diagnósticas, tratando a pesquisa de campo e juntamente a esse processo a pesquisa bibliográfica. Chega-se, portanto, a compreensão que a inclusão do modelo de ensino da teoria de Van Hiele poderá ser positiva para o ensino da geometria, em particular, de alunos cegos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordagem diagnóstica sobre as dificuldades do ensino de geometria.pdfAbordagem diagnóstica sobre as dificuldades do ensino de geometria: análise de uma sequência didática envolvendo polígonos e poliedros para alunos cegos2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.