Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Jhonathan Gomes dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6753485458193530 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Juciela Cristina dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8828140324836603 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo, Ayrton Martim Oliveira Dias | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3528905015011985 | pt_BR |
dc.creator | Perdigão, Yannick Marie Penicaut | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1214222685301830 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T19:31:15Z | - |
dc.date.available | 2019-05-02 | - |
dc.date.available | 2019-06-11T19:31:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-19 | - |
dc.identifier.citation | PERDIGÃO, Yannick Marie Penicaut. Análise da distribuição espacial dos alunos na rede pública municipal de ensino de Maceió. Estudo de caso: região administrativa 1. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura) - Centro de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5235 | - |
dc.description.abstract | This work aims to improve the way in which the students of the municipal network are distributed by the enrolment program that the Municipal Department of Education (SEMED) uses, making possible a spatial visualization of reality. It aims to show where the new and old student's registration form can be improved, thus facilitating decision-making for possible new school openings or student management for a better use of space. The study was based on the creation of thematic maps showing the location of the schools, delimiting their area of use using Voronoi diagramming as well as the approximate location of the students being made the relationship of distances between the student/school. The results showed that the distribution of students does not fit within the Statute of the Child and Adolescent, where the relation between distance residence/school, in great part, is not respected. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Agrimensura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | SIG | pt_BR |
dc.subject | Geoprocessamento | pt_BR |
dc.subject | Educação - Maceió | pt_BR |
dc.subject | Alunos - Distribuição espacial | pt_BR |
dc.subject | Geoprocessing | pt_BR |
dc.subject | Education - Maceió | pt_BR |
dc.subject | Students - Spatial distribution | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.title | Análise da distribuição espacial dos alunos na rede pública municipal de ensino de Maceió. Estudo de caso: região administrativa 1 | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the spatial distribution of students in the municipal public school system of Maceió. Case study: administrative region 1 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa melhorar a forma como os alunos da rede municipal são distribuídos pelo programa de matricula que a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) utiliza, tornando possível uma visualização espacial da realidade. Tem por objetivo, mostrar como pode ser melhorada a forma de cadastro dos novos e antigos alunos, facilitando assim a tomada de decisões para possíveis aberturas de novas escolas ou manejo de alunos para um melhor aproveitamento do espaço. O estudo fundamentou-se na criação de mapas temáticos onde foram demonstrados a localização das escolas, delimitando sua área de atuação utilizando diagramação de Voronoi, bem como a localização aproximada dos alunos, sendo feita a relação de distâncias entre aluno/escola. Os resultados apontaram que a distribuição dos alunos não se enquadra dentro do que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente, onde a relação entre distância residência/escola, em grande parte, não é respeitada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE AGRIMENSURA - CECA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise da distribuição espacial dos alunos na rede pública municipal de ensino de Maceió. Estudo de caso região administrativa 1.pdf | 5.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.