00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Tipo: Dissertação
Título: Confiabilidade de instrumento para avaliar a satisfação com a Educação Permanente em Saúde na Estratégia Saúde da Família (IAEPS-ESF)
Título(s) alternativo(s): Relialbility of na Instrument to Evaluate Satisfactiob with Permanent Health Education in the Family Helath Strategy(IAEPS-ESF)
Autor(es): Pereira, Elainey de Albuquerque Tenorio
Primeiro Orientador: Neves, Sabrina Joany Felizardo
metadata.dc.contributor.referee1: Nagliate, Patrícia de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Filho, Alfredo Dias de
Resumo: Estratégia Saúde da Família (ESF) visa a promoção da saúde por meio da atuação de equipes multiprofissionais na melhoria dos determinantes e condicionantes de saúde. A Educação Permanente em Saúde (EPS) na ESF tem como objetivo aprimorar o processo de qualificação dos profissionais e das praticas em saúde, aproximando o saber do fazer cotidiano, com vistas a alcançar a melhoria do acesso e da qualidade da AB, consolidando-a como reorientadora do Modelo de Atenção a Saúde no Brasil. A ESF necessita de instrumentos confiáveis para avaliar a satisfação dos profissionais com a EPS. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi determinar a confiabilidade do instrumento psicométrico de avaliação de satisfação da EPS na Estratégia Saúde da Família (IAEPS-ESF). Trata-se de um estudo metodológico com delineamento transversal e analise quantitativa realizado no município de Maceió (AL). Aplicou-se o IAEPS-ESF aos profissionais das equipes de ESF no período de maio de 2017 a marco de 2018. O IAEPS-ESF foi elaborado pela equipe da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) do estado de Alagoas com base no instrumento de Autoavaliação para Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica do Ministério da Saúde – AMAQ – AB. Os dados foram consolidados em formulário on line (Formulários Google), obtendo-se o banco de dados em Tabela Excel. Foram analisados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSSR) for Windows versão 22 (SPSS Inc; Chicago, IL, USA). A amostra foi constituída de 304 profissionais da ESF sorteados aleatoriamente e proporcionalmente nos oito Distritos Sanitários do Município de Maceió (AL). O IAEPS-ESF apresentou um bom padrão de consistência interna, com o valor geral de 0,876 para o alfa de Cronbach, estando validada a sua confiabilidade. Recomenda-se a modificação do item “As equipes utilizam dispositivos de educação e apoio matricial a distancia para a qualificação do cuidado prestado aos usuários” na subdimensão 3 – Educação Permanente e Qualificacao das Equipes de Atenção a Saúde, pois foi observada melhoria do alfa de Cronbach da subdimensão com a sua remoção (alfa de Cronbach apos a remoção do item = 0,741). Espera-se que o IAEPS-ESF possa contribuir para a avaliação da satisfação da EPS, auxiliando na elaboração de estratégias de formação em serviço no âmbito do SUS.
Abstract: The Family Health Strategy (ESF) aims to promote health through the performance of multiprofessional teams in the improvement of health determinants and determinants. The Permanent Education in Health (EPS) in the ESF aims to improve the process of qualification of health professionals and practices by bringing the knowledge of daily practice with a view to achieving improved access and quality of the AB, consolidating it as a reorientadora of the Health Care Model in Brazil. However, the FHS requires reliable instruments to evaluate the professionals' satisfaction with EPS. In this sense, the objective of this study was to determine the reliability of the psychometric instrument for evaluation of EPS satisfaction in the Family Health Strategy (IAEPS-ESF). This is a methodological study with a cross-sectional design and quantitative analysis carried out in the city of Maceio (AL). IAEPS-ESF was applied to the professionals of the ESF teams from May 2017 to March 2018. The IAEPS-ESF was elaborated by the team of the Commission for Integration Teaching- Service (CIES) of the state of Alagoas based on the instrument Self ‒ Assessment for Improving Access and Quality of Primary Care of the Ministry of Health ‒ AMAQ ‒ AB. The data were consolidated in an online form (Google Forms), obtaining the database in Excel Table and analyzed in the software Statistical Package for Social Sciences (SPSSR) for Windows version 22 (SPSS Inc., Chicago, IL, USA). The sample consisted of 304 ESF professionals randomly and proportionaly drawn in the eight Health Districts of the Municipality of Maceio (AL). The IAEPS-ESF presented a good internal consistency standard, with a general value of 0.876 for the Cronbach alpha, its reliability being validated. It is recommended to modify the item "Teams use education devices and distance matrix support for the qualification of the care provided to users" in sub-dimension 3 ‒ Permanent Education and Qualification of Health Care Teams, as it was observed improvement of alpha of Cronbach of the sub-dimension with its removal (Cronbach alpha after removal of the item = 0.741). It is expected that the IAEPS-ESF can contribute to the evaluation of the satisfaction of the EPS, helping in the elaboration of in-service training strategies under the SUS.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Profissional da saúde – Educação permanente
Estratégia Saúde da Família – Estudos de validação
Primary health care
Health professional - Continuing education
Family Health Strategy - Validation studies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: PEREIRA, Elainey de Albuquerque Tenorio. Confiabilidade de instrumento para avaliar a satisfação com a Educacao Permanente em Saúde na Estratégia Saúde da Família (IAEPS-ESF). 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem e Farmácia, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5196
Data do documento: 13-nov-2018
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