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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5182
Tipo: | Dissertação |
Título: | A liga acadêmica de cirurgia bucomaxilofacial como espaço de extensão universitária |
Título(s) alternativo(s): | The academic league of maxillofacial surgery as a space of university extension |
Autor(es): | Macêdo, Lucas Fortes Cavalcanti de |
Primeiro Orientador: | Tavares, Carlos Henrique Falcão |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Tomaz, Jerzuí Mendes Tôrres |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sampaio, Josineide Francisco |
metadata.dc.contributor.referee2: | Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque |
Resumo: | Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) tem como objetivo analisar o funcionamento da Liga Acadêmica de Cirurgia Bucomaxilofacial (LABMF) e, com os resultados desta pesquisa, criar um produto de intervenção visando o aprimoramento das práticas de extensão universitária. O presente estudo inscreve-se na área de concentração integração ensino, serviço de saúde e comunidade e discute, fundamentalmente, o tema Liga Acadêmica (LA) e comunidade. O funcionamento da LA foi analisado a partir da perspectiva dos estudantes membros da LABMF, entidade subordinada à Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O trabalho, de abordagem qualitativa opta, em seu percurso metodológico, pela técnica de entrevista de grupo focal para a coleta de dados. Participaram da pesquisa 4 estudantes de odontologia de duas Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Maceió. Para a entrevista foram elaboradas perguntas norteadoras sobre a LABMF e sua relação com a comunidade atendida no Hospital Geral do Estado (HGE). Os áudios das entrevistas foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo, e as seguintes categorias embasaram a discussão sobre as LAs: estatuto da Liga Acadêmica; atividades, extensão e comunidade; sugestões de melhoria da Liga Acadêmica. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar o distanciamento entre a comunidade e os profissionais e estudantes que compõem a Liga, pois os alunos procuram as ligas acadêmicas buscando aplicar seu conhecimento teórico na prática, porém sem levar em conta a importância que as atividades comunitárias têm para a própria formação. É notória a ausência de atividades programadas junto às comunidades no estatuto da LABMF, e a própria definição de extensão presente neste estatuto enfatiza o contato com a especialidade, sem deixar claro o que é a extensão universitária. Tal fato, somado à função da LABMF como espaço de extensão universitária, motivou a criação do produto de intervenção deste TACC que se trata de uma oficina introdutória à LABMF, cujo objetivo é ressignificar a extensão universitária, junto os estudantes membros, através da troca de experiências e desconstrução de preconceitos sobre as atividades de extensão na comunidade, o que pode proporcionar ao estudante o protagonismo no processo ensino-aprendizagem. |
Abstract: | This Term Paper (TACC) aims to analyze the operation of the Academic League of Maxillofacial Surgery (LABMF) and, with the results of this research, to create na intervention product meant to improve the university extension practices. The present study is part of the integration field of education, healthcare and community, and discusses, fundamentally, the topic of Academic League (LA) and community. The functioning of the LA was analyzed from the perspective of the student members of LABMF, an entity subordinated to the Extension Proxy (PROEX) of the Federal University of Alagoas (UFAL). The qualitative approach, in its methodological course, opts for the technique of focal group interview to collect data. A total of 4 dental students from two higher education institutions (IES) from the city of Maceio participated in the study. For the interview, guiding questions about LABMF and its relationship with the community attended at the State General Hospital (HGE) were elaborated. The audios of the interviews were transcribed and submitted to content analysis, and the following categories based the discussion on LAs: Statutes of the Academic League; activities, extension and community; suggestions for improvement of the Academic League. From the results obtained, it was possible to identify the distance between the community and the professionals and students that compose the League, since the students look for the academic leagues seeking to apply their theoretical knowledge in practice, however without considering the importance that the community activities have for their own training. The absence of programmed activities with communities in the LABMF statute is well-known, and the very definition of extension present in this statute emphasizes the contact with the specialty, without making clear what is the university extension. This fact, in addition to the LABMF function as a university extension space, motivated the creation of the intervention product of this TACC which is an introductory workshop to LABMF, whose objective is to re-signify the university extension, together with the student members, through the exchange of experiences and deconstruction of prejudices about extension activities in the community, which can give the student the leading role in the teaching-learning process. |
Palavras-chave: | Currículo Extensão universitária Educação em odontologia Relações comunidade-instituição Liga Acadêmica de Cirurgia Bucomaxilofacial Curriculum University Extension Education in dentistry Academic League Community-institution relations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde |
Citação: | MACÊDO, Lucas Fortes Cavalcanti de. A liga acadêmica de cirurgia bucomaxilofacial como espaço de extensão universitária. 2019. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5182 |
Data do documento: | 7-dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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