06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5159
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A escola em ritmo e poesia: uma análise do rap "estudo errado", do rapper Gabriel "O Pensador"
Autor(es): Silva, Natália Barbosa da
Primeiro Orientador: Silva, Beatriz Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Giseliane Medeiros
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal compreender como a música, em especial o Rap pode ser utilizado como elemento de discussões educacionais e auxiliar na aprendizagem. Para tanto discorrermos a cerca da interdisciplinaridade como um meio pelo qual a música pode ser utilizada dentro da sala de aula. Os objetivos específicos foram: discutir o papel da música como elemento educativo para a formação de pessoas críticas e reflexivas, analisar o Rap “Estudo Errado” do rapper Gabriel o pensador, identificar os elementos do Rap e sua importância na formação de identidades. A pesquisa de cunho qualitativo consiste na análise do Rap “Estudo Errado” lançado no ano de 1995 pelo rapper Gabriel o pensador. Para a análise do Rap utilizados os estudos de Merriam (1964) e Gil (2002). O referencial teórico conta ainda com os estudos de Brandão (2007), Silva (1999), Saviani (1999), Foucault (1996), entre outros. A partir da análise foi possível perceber como por meio do Rap é possível dialogar a educação, entendendo sua função social crítica e reflexiva podemos afirmar que o rap também constrói educação.
Abstract: This work aims to understand how music, especially Rap can be used as an element of educational discussions and help in learning. In order to do so, we must deal with interdisciplinarity as a means by which music can be used within the classroom. The specific objectives were: to discuss the role of music as an educational element for the formation of critical and reflective people, to analyze Rap Rap's "Study Wrong" rapist Gabriel the thinker, Identify the elements of Rap and their importance in the formation of identities. The qualitative research consists of the analysis of Rap "Study Wrong" released in the year 1995 by rapper Gabriel the thinker. For the analysis of Rap used the studies of Merriam (1964) and Gil (2002). The theoretical reference also counts on the studies of Brandão (2007), Silva (1999), Saviani (1999), Foucault (1996), among others. From the analysis it was possible to perceive how through Rap it is possible to dialogue education, I understand its critical and reflexive social function we can affirm that rap also builds education.
Palavras-chave: Educação
Música
Interdisciplinaridade
Rap
Análise do discurso
O Pensador, Gabriel, 1974-
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Natália Barbosa da. A escola em ritmo e poesia: uma análise do rap "estudo errado", do rapper Gabriel "O Pensador". 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5159
Data do documento: 17-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A escola em ritmo e poesia; Uma análise do rap estudo errado do rapper Gabriel o pensador.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.