06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5130
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil: observando o recreio escolar de uma escola municipal de Delmiro Gouveia - AL
Autor(es): Silva, Enna Érica de Figueirêdo
Primeiro Orientador: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Beatriz Araújo da
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira , Rodrigo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as brincadeiras das crianças durante o recreio escolar na educação infantil, enfatizando as contribuições das mesmas para o seu desenvolvimento infantil. Iniciamos nosso estudo com um levantamento bibliográfico com teóricos que abordam a temática, contando com o suporte teórico de Ariès (2011), Kishimoto (2011), Chateau (1987), Barros (2009), Faria (2002), Bomtempo (1999), Brougére (2010), Cordazzo e Vieira (2008) dentre outros. Em seguida realizamos uma pesquisa de campo numa escola municipal de educação infantil em outubro de 2018. A coleta de dados na escola deu-se através da observação do recreio, tendo o diário de campo como instrumento. Participaram dessa pesquisa cerca de 119 crianças na faixa etária de 3 a 5 anos e foram observados 15 recreios, que nos permitiu dividir as brincadeiras em quatro tópicos de análise, a saber: faz de conta; brincadeiras com locomoção; conflitos/gêneros e influências midiáticas. Constatamos que as brincadeiras tradicionais juntamente com o faz de conta são as mais realizadas no recreio, havendo algumas novas significações para as mesmas, assim como questões de gênero / conflitos foram abordados, e como a mídia acaba influenciando a criança, refletindo consequentemente nas brincadeiras.
Abstract: The present study aimed to analyze children's play during school play in early childhood education, emphasizing their contributions to their child development. We begin our study with a bibliographical survey with theoretical theorists, with the theoretical support of Ariès (2011), Kishimoto (2011), Vieira (2005), Chateau (1987), Barros (2009), Faria (2002), Bomtempo (1999), Brougére (2010) ,Cordazzo and Vieira (2008) among others. We then conducted a field survey at a municipal school for children's education in October 2018. Data collection at the school took place through recreational observation, and the field diary was used as an instrument. A total of 119 children aged 3 to 5 years participated in this study and 15 playgrounds were observed, which allowed us to divide the jokes into four topics of analysis: play with locomotion; conflicts / genres and media influences. With the results obtained, we conclude that traditional play along with the play is the most performed in the playground, with some new meanings for them, as well as issues of gender / conflict were addressed, and how the media ends up influencing the child, reflecting consequently in the games.
Palavras-chave: Educação infantil
Recreio escolar
Brincadeiras
Delmiro Gouveia - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Enna Érica de Figueirêdo. A relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil: observando o recreio escolar de uma escola municipal de Delmiro Gouveia - AL. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5130
Data do documento: 17-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.