00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Sobrinho, Helson Flavio da-
dc.contributor.advisor1LattesSILVA SOBRINHO, H. F.por
dc.contributor.referee1Florêncio, Ana Maria Gama-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165por
dc.contributor.referee2Amaral, Maria Virgínia Borges-
dc.contributor.referee2LattesAMARAL, M. Virgínia Borgespor
dc.creatorRocha, Julio César Albuquerque da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9538371699285100por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:52Z-
dc.date.available2012-11-07-
dc.date.available2015-08-25T18:29:52Z-
dc.date.issued2011-04-04-
dc.identifier.citationROCHA, Julio César Albuquerque da. Produção de sentidos em contexto escolar: o atravessamento da ideologia na paráfrase discursiva. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/512-
dc.description.abstractThis dissertation focuses on how ideology works in the discursive paraphrases and silences appearing in texts produced within the school environment by students from a municipal school located in Maceió, Alagoas, during the implementation of a pedagogic project entitled Reorientation of the Evening School System in 2009. The main aim of this research was to investigate the occurrence of paraphrases and silences in the student s discourse as well as the role played by ideology and its relation with subject, ideological formations, meaning effects and product conditions in these discourses/texts. This study made use of a methodology adopted by Athayde Júnior in which discursive sequences called synthesis enunciations were chosen as a basis for the analysis of paraphrastic families, which we called paraphrastic sequences. The very same discursive sequences were used for the observation of the silence occurring in the students discourse. As a result, we detected the work of ideology in the teacher s pedagogic discourse, as a preacher of this discourse, as well as in the students discourse, as a reproducer of it, through their paraphrastic enunciations and their silences. The corpus of this research is made up eighteen texts produced by 9th grade students. The theoretical foundation was based on the postulations by Michel Pêcheux about Discourse Analysis, on Louis Althusser s theories about the Ideological Devices of the State, as well as on factors regarding the influence of the school and the pedagogic discourse on the students discourse.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscursive paraphraseseng
dc.subjectSilenceseng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectDiscursive sequenceseng
dc.subjectParaphrastic familieseng
dc.subjectParáfrase discursivapor
dc.subjectSilenciamentopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectSequências discursivaspor
dc.subjectFamílias parafrásticaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleProdução de sentido em contexto escolar : o atravessamento da ideologia na paráfrase discursivapor
dc.title.alternativeProduction of meaning in school context : the role of ideology in discursive paraphaseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema central o atravessamento da ideologia na paráfrase discursiva e no silenciamento, como efeito de sentido, em textos produzidos em contexto escolar por alunos de uma escola da rede municipal de Maceió, Alagoas, sobre os temas religião, saúde e segurança, abordados na escola durante a implementação de um projeto intitulado Reorientação do Ensino Noturno , no ano de 2009. O objetivo desta pesquisa é investigar o funcionamento da paráfrase e da política do silêncio no discurso do sujeito-aluno, assim como o papel da ideologia e suas relações com o sujeito, formações ideológicas, efeitos de sentido e condições de produção nesse discurso. Este estudo utilizou-se de uma metodologia adotada por Athayde Júnior (2001) em que se utilizaram sequências discursivas, chamadas de enunciados síntese, como base para as análises das famílias parafrásticas, as quais chamamos de sequências parafrásticas. As mesmas sequências discursivas foram utilizadas para a observação da ocorrência do silenciamento como efeito de sentido. Como resultado, comprovamos o atravessamento da ideologia no discurso pedagógico do professor, enquanto propagador desse discurso, assim como no discurso do aluno, enquanto reprodutor desse discurso, através de seus enunciados parafrásticos e de seus silenciamentos. O corpus desta pesquisa é constituído por dezoito textos produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental. A fundamentação teórica baseou-se nos postulados de Michel Pêcheux (1988) sobre a Análise do Discurso (AD), e de Louis Althusser sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado, além de fatores relacionados com influência da escola e do discurso pedagógico no discurso do aluno.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção de sentidos em contexto escolar: o atravessamento da ideologia na paráfrase discursiva.pdf8.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.