06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Beatriz Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5980373672920412pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Noélia Rodrigues-
dc.contributor.referee2Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.creatorSilva, Liliane Jessica Lima-
dc.date.accessioned2019-05-21T19:21:43Z-
dc.date.available2019-05-21-
dc.date.available2019-05-21T19:21:43Z-
dc.date.issued2019-04-17-
dc.identifier.citationSILVA, Liliane Jessica Lima. Mulheres, mães e pedagogas: dificuldades e superações para cursar a graduação em pedagogia na UFAL - Delmiro Gouveia - Campus sertão. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5129-
dc.description.abstractThis work aims to describe and analyze experiences of women, mothers and pedagogues in their interfaces, difficulties and overcomes to attend a degree in pedagogy at UFAL / Campus Sertão. The problem that we seek to discuss throughout the research concerns: what are the difficulties and possibilities of being a mother and academic of the Pedagogy course at UFAL / Campus Sertão? The methodology was relative to qualitative, with emphasis on semi structured interview, with field journal record and discourse analysis. The target audience was relative to young women who became mothers during graduation. For this purpose, authors such as Louro (1997, 2010), Sarti (2004), Soihet (2012), Souza (2007) and Saffioti (1998) were used, among others, which provide a basis for discussion about being and living as a woman, mother and academic in their singularities. The results problematize the androcentric structures that insist on the standardization of women as naturally mother, docile and fragile. We have shown that the act of having to choose between being a mother and a pedagogue is already an oppression, and a process of subversion of the dominant order is necessary. Through this work, more than a drawer analysis we seek to give voice to women pedagogues, academics and mothers in their experiences, denouncing the social structures engendered in a constant process of denaturalization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação da mulherpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMãept_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectMemorial descritivopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - UFALpt_BR
dc.subjectCampus do sertãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleMulheres, mães e pedagogas: dificuldades e superações para cursar a graduação em pedagogia na UFAL - Delmiro Gouveia - Campus sertãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva descrever e analisar vivências de mulheres, mães e pedagogas em suas interfaces, dificuldades e superações para cursar a graduação em pedagogia na UFAL/Campus sertão. A problemática que buscamos discorrer ao longo da pesquisa diz respeito a: quais as dificuldades e possibilidades de ser mãe e acadêmica do curso de Pedagogia da UFAL/Campus Sertão?. A metodologia foi relativa a qualitativa, com ênfase em entrevista semi estruturada, com registro em diário de campo e análise do discurso. O público alvo foi relativo a jovens mulheres que se tornaram mães durante a graduação. Para tanto utilizou-se autores como: Louro (1997, 2010), Sarti (2004), Soihet (2012), Souza (2007), Saffioti (1998), dentre outros que fundamentam e dão margem a discussão em torno de ser e viver como mulher, mãe e acadêmica em suas singularidades. Os resultados problematizam as estruturas androcêntricas que insistem na padronização de mulher como naturalmente mãe, dócil e frágil. Demonstramos que o ato de ter que escolher entre ser mãe e pedagoga já se constitui como uma opressão, sendo necessário um processo de subversão da ordem dominante. Por meio desse trabalho, mais que uma análise de gaveta buscamos dá voz as mulheres pedagogas, acadêmicas e mães em suas vivências, denunciando as estruturas sociais engendradas em um constante processo de desnaturalização.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.