06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Do cenário nacional para o local: uma trajetória histórica marcada pela sonegação do direito à educação do campo de qualidade - experiência com uma classe multisseriada da zona rural do município de Inhapi - AL
Autor(es): Correia, Eric Maycon da Silva
Primeiro Orientador: Sobral , Marcos Paulo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Geisa Carla Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Bijagó, Vagner Gomes
Resumo: Este trabalho se insere no contexto de luta dos movimentos do campo por melhores condições de vida, principalmente no que se refere ao modelo de educação a eles ofertado. Ele surgiu a partir da realização de uma experiência em uma classe multisseriada da zona rural do município de Inhapi, Alagoas, durante o período do primeiro semestre de 2017. Nessa época, foram detectados diversos fatores que impossibilitavam a implementação de um ensino de qualidade no campo, tais como: aspectos sociais de sonegação de direitos, currículo inadequado, concepções pedagógicas inapropriadas, infraestrutura precária, instrumentos didáticos insuficientes e metodologias impróprias. Diante desse cenário desolador, realizou-se um estudo de caso a fim de se compreender as causas sociais e históricas que substanciaram a sua origem e impulsionaram a permanência de tais características ainda nos dias mais recentes. Para tanto, foram feitas pesquisas de caráter documental e bibliográfico, sobretudo nas contribuições teóricas de ARROYO (1999), CALDART (2003) e Paulo Freire acerca da Educação Popular, entrevistas com profissionais pedagógicos do município e relatos pessoais de algumas situações ocorridas no tempo da convivência. Ademais, diante dos desdobramentos dessa investigação, foi possível concluir que, embora aquelas questões tivessem se originado em meados de 1500, e que tenham havido diversos protestos dos movimentos do campo de todo o território nacional por melhorias pontuais, o cenário de precariedades ainda continua latente, mesmo que sendo velado pelas insatisfatórias reformas. Sendo assim, ainda que este trabalho represente apenas um recorte e possibilite outras discussões mais aprofundadas, faz-se saber que as manifestações populares por políticas públicas representativas mais eficazes e eficientes precisam ser reinventadas, principalmente no que tange à legitimação e efetivação de uma Educação propriamente do e para o Campo.
Abstract: This work is inserted in the context of the struggle of the countryside movements for better living conditions, especially regarding the model of education offered to them. It emerged from the realization of an experiment in a multisite class in the rural area of the municipality of Inhapi, Alagoas, during the period of the first half of 2017. At that time, several factors were detected that made impossible the implementation of quality teaching in the field, such as: social aspects of avoidance of rights, inadequate curriculum, inappropriate pedagogical conceptions, precarious infrastructure, insufficient educational tools and improper methodologies. Faced with this desolate scenario, a case study was carried out in order to understand the social and historical causes that substantiated its origin and encouraged the permanence of these characteristics in recent days. In order to do this, research was carried out with a documental and bibliographic character, especially in the theoretical contributions of ARROYO (1999), CALDART (2003) and Paulo Freire on Popular Education, interviews with pedagogical professionals of the municipality and personal reports of some situations occurred in the time of coexistence. Moreover, in the light of the results of this investigation, it was possible to conclude that, although these issues originated in the mid-1500s, and that there have been several protests by field movements throughout the national territory due to occasional improvements, the precariousness scenario still remains latent, even if veiled by the unsatisfactory reforms. Thus, although this work represents only a cut and allows for further discussions, it is known that popular manifestations for more effective and efficient representative public policies need to be reinvented, especially with regard to the legitimation and effectiveness of an Education properly to and from the Field.
Palavras-chave: Educação
Educação no campo
Classe multisseriada
Zona rural
Inhapi - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: CORREIA, Eric Maycon da Silva. Do cenário nacional para o local: uma trajetória histórica marcada pela sonegação do direito à educação do campo de qualidade - experiência com uma classe multisseriada da zona rural do município de Inhapi - AL. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5128
Data do documento: 17-abr-2019
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