Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5127
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sobral , Marcos Paulo de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2250848145374993 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Voss, Líllian Kelly de Almeida Figueiredo | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Beatriz Araújo da | - |
dc.creator | Oliveira, Cristiane Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T19:19:36Z | - |
dc.date.available | 2019-05-21 | - |
dc.date.available | 2019-05-21T19:19:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-17 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Cristiane Lima. Formação de professores para os anos iniciais da educação básica: narrativa formativa de egressa de cursos de formação na modalidade normal e superior. 2019. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5127 | - |
dc.description.abstract | Amid the structural changes that culminate through the process of globalization, it is necessary to establish new mechanisms in the training courses to meet the growing demand of the current society, in terms of citizen consciousness, autonomous individual, critical-reflexive in the face of the challenges of the world globalized world. Thus, this research aims to analyze the changes and permanences in the curriculum of teacher training courses in the Normal (high school) and higher education modality, based on the documents that standardize education in the country and the curriculum of two training courses. Inferring in the theoretical and practical professional relationship revealing the training devices, such as the courses offered in the course, workload, and the practical aspects in the curricular stage. From this perspective, we show how this training of professionals is foreseen in the legislation, as well as the conception of education and teacher training established in the regulations. For this reason, we are looking for support in the studies of renowned authors in the field of education, such as Villela (2008), Vilela (1982), Veçosa (2011), Ponce (1983), Georgan and Saviani (2010), Libano (2001), Saviani (2005; 2006; 2009), Pimenta (2004) and Gadotti (2010). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Formação de professores para os anos iniciais da educação básica: narrativa formativa de egressa de cursos de formação na modalidade normal e superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Em meio as mudanças estruturais que culminam através do processo de globalização, faz-se necessário estabelecer novos mecanismos nos cursos de formação para atender à crescente demanda da sociedade atual, nos termos de consciência cidadã, indivíduo autônomo, crítico-reflexivo frente aos desafios do mundo globalizado. Assim, apresente pesquisa tem a finalidade de analisar as mudanças e permanências no currículo dos cursos de formação de professores na modalidade Normal (ensino médio) e o ensino superior, tendo por base os documentos que normatizam a educação no país e a grade curricular de dois cursos de formação. Inferindo na relação teórica e prática profissional desvelando os dispositivos de formação, como as disciplinas ofertadas no curso, carga horária, e os aspectos práticos no estágio curricular. E nessa perspectiva evidenciamos como está previsto esta formação do profissional na legislação, bem como a concepção de educação e formação docente estabelecida na normativa. Sendo que para análise documental, buscamos apoiar-se nos estudos de autores renomados no campo da educação, como: Villela (2008), Vilela (1982), Veçosa (2011), Ponce (1983), Georgan e Saviani (1998), Andrade (2010), Libâneo (2001), Saviani (2005; 2006; 2009), Pimenta (2004) e Gadotti (2010). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação de professores para os anos iniciais da educação básica; narrativa formativa de egressa de cursos de formação na modalidade normal e superior.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.