00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/508
Tipo: Dissertação
Título: Da diversidade à desigualdade : os (des)caminhos de um discurso : uma análise dos PCNs e do LD de geografia
Título(s) alternativo(s): From diversity to inequality : the (des)parths of a speech : a discursive analysis of PCNs (National Parameters Curriculum) and LD (textbook) of geography
Autor(es): Silva, Fabrisa Leite Barros da
Primeiro Orientador: Silva Sobrinho, Helson Flavio da
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Nardi, Fabiele Stockmans de
Resumo: Filiada à linha de pesquisa Discurso: Sujeito, História e Ideologia, esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação que, a partir da Análise do Discurso de linha francesa, busca compreender a forma pela qual o discurso acerca da diversidade regional do Brasil, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, deriva e produz, no livro didático, o efeito de sentido de desigualdade, quer nas informações referentes aos aspectos físicos das regiões brasileiras, quer nas referências a seus aspectos culturais. O que se pretende com esta análise é observar a maneira como a formação ideológica do capitalismo constrói discursos que produzem efeitos de sentido pautados por uma concepção de escola voltada para o mercado de trabalho e para o que as obras didáticas consideram como desenvolvimento econômico da nação. Para desenvolver a pesquisa, foram constituídos como corpora de análise os documentos oficiais referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais e os livros didáticos correspondentes à disciplina de Geografia, relativos ao 7º ano do ensino fundamental, cuja escolha deveu-se ao posicionamento desta pesquisa de que este é, atualmente, um dos principais instrumentos de apoio ao professor, utilizado como fonte de pesquisa em sala de aula mediando o processo de ensino-aprendizagem. É a partir deles, de seus textos e de suas ilustrações, que serão descritas as marcas da deriva do discurso para, com isso, analisar como se dá a relação entre escola e ideologia a partir do funcionamento do discurso pedagógico, buscando refletir sobre as condições de produção do discurso enquanto parte constitutiva da relação sujeito/linguagem na produção e circulação de sentidos. O trabalho será desenvolvido através da perspectiva teórica e metodológica da Análise do Discurso fundada por Michel Pêcheux, que compreende o discurso como um objeto sócio-histórico. Para que se fundamente a reflexão, haverá um diálogo com os trabalhos de Marx e Althusser a respeito do materialismo histórico e do funcionamento da Ideologia. Ainda em Althusser, servirá de apoio sua reflexão sobre Aparelho Ideológico de Estado tomando a escola como o lugar de luta de classes. O que se espera com esta pesquisa é que, através da análise do discurso dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos livros didáticos de Geografia, e a divulgação de seus resultados, se desenvolvam críticas que possam contribuir para o debate sobre o caráter ideológico dos livros didáticos e da escola de modo geral.
Palavras-chave: Discoursive analysis
School
NCP
Texbook
Regional diversity of Brazil
Análise do discurso
Escola
PCN
Livro didático
Diversidade regional Brasil
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SILVA, Fabrisa Leite Barros da. From diversity to inequality : the (des)parths of a speech : a discursive analysis of PCNs (National Parameters Curriculum) and LD (textbook) of geography. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/508
Data do documento: 16-jun-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_FabrisaLeiteBarrosDaSilva_2011.pdf2.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.