00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Infecções virais na educação de jovens e adultos: saberes emergentes das representações sociais
Título(s) alternativo(s): Viral infections in youth and adult education: knowledge emerging from social representations
Autor(es): Simplício, Paula Roberta Galvão
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Letícia Ribes de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: A presente investigação teve como objetivo analisar as aproximações entre as Representações Sociais e o conhecimento científico sobre as infecções virais de sujeitos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A referida pesquisa fundamentou-se nos autores: Moscovici (2015); Jodelet (1993); Krasilchik (2008); Junqueira e Carneiro (2012) Yong (2007); Chassot (2003); Freire (2007, 2016). Na metodologia, a abordagem foi de investigação de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Cujos sujeitos participantes foram: a professora de Biologia e os alunos de duas turmas do PROEJA. Com relação aos instrumentos e estratégias de coleta de dados empíricos, foram realizado(a)s: o Grupo Focal, observação da prática docente, entrevista semiestruturada com a professora, e aplicação de um questionário semiestruturado. Os dados coletados foram tratados tendo por base a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados demonstram que os alunos apresentaram as Representações Sociais sobre: o conceito de vírus, os sintomas, o tratamento, a prevenção acerca das infecções virais e a microcefalia. Estas representações aproximavam dos conhecimentos científicos, possibilitando ao professor a mediação entre os saberes provenientes das Representações Sociais e a (re)leitura de “novos” conhecimentos científicos. E, ainda no que concerne às Representações Sociais da professora investigada. Para ela a articulação entre o ensino de Ciências e as Representações Sociais podem potencializar o processo ensino-aprendizagem, construído por meio de estratégias de ensino interdisciplinar, bem como motivar os alunos para uma permanência escolar. Os resultados mostram também a necessidade de uma contextualização e diferenciação curricular para a construção de uma aprendizagem significativa e potencializada. A referida pesquisa culminou na elaboração do produto educacional, uma História em Quadrinhos (HQ), denominada como: Revista Ciências, na qual abordou o tema infecções virais.
Abstract: The present research had as objective to analyze the approximations between the Social Representations and the scientific knowledge about viral infections of subjects of the National Program of Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality of Education of Young and Adults (PROEJA). This research was based on the authors: Moscovici (2015); Jodelet (1993); Krasilchik (2008); Junqueira and Carneiro (2012) Yong (2007); Chassot (2003); Freire (2007, 2016). In the methodology, the research approach was qualitative nature, of the case study type. Whose subjects were: the biology teacher and the students of two PROEJA classes. With regard to the instruments and strategies of empirical data collection, the following groups were carried out: the Focal Group, observation of the teaching practice, semi-structured interview with the teacher, and application of a semi-structured questionnaire. The data collected were treated based on Discursive Textual Analysis (DTA). The results demonstrate that the students presented the Social Representations about: the concept of viruses, the symptoms, the treatment, the prevention about viral infections and microcephaly. These representations approximated the scientific knowledge, enabling the teacher to mediate between knowledge from the Social Representations and (re) reading of "new" scientific knowledge. And, as far as the Social Representations of the investigated teacher are concerned, the articulation between the teaching of Sciences and the Social Representations can enhance the teaching-learning process, built through interdisciplinary teaching strategies, as well as motivate the students to a school permanence. The results also show the need for curricular contextualisation and differentiation in order to construct meaningful and empowered learning. This research culminated in the elaboration of the educational product, a Comic History (HQ), denominated as: Sciences Magazine, in which it approached the theme viral infections.
Palavras-chave: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil)
História em quadrinhos na educação
Viroses – Estudo e ensino
Representações sócias
National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education in the Mode of Education of Youths and Adults (Brazil)
Comic books in education
Virus Diseases - Study and teaching
Social representations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SIMPLÍCIO, Paula Roberta Galvão. Infecções virais na educação de jovens e adultos: saberes emergentes das representações sociais. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática,Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5056
Data do documento: 18-mar-2019
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