Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5051
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Libardi, Suzana Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5814597460334566 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Beatriz Araújo da | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Noélia Rodrigues dos | - |
dc.creator | Araujo, Ana Paula Sandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T19:05:00Z | - |
dc.date.available | 2019-02-06 | - |
dc.date.available | 2019-04-16T19:05:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-24 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Ana Paula Sandes. Exclusão escolar e exclusão na escola: um estudo com crianças no sertão alagoano. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5051 | - |
dc.description.abstract | The present research discusses about the exclusion among children in the school context. The objective was to understand how exclusion takes place in children's relationships, seeking to analyze the main factors that make this paradigm to be identified among pairs, in what way the relationships between children can generate exclusion, and which kids are more affected by it. To achieve these results, we developed an empirical research with children, from 7 to 8 years old, students of the second year of elementary school, from a public school in the backwoods of Alagoas, during a period of 5 months of observation in the institution. We used two different and complementary methodological tools, such as: observations in the school and workshops (which aimed to understand exclusion by the look and children's narratives), with the participation of 7 children. With their help and with the intentionality of the activities proposed for the group, we identified manifestations of school exclusion and exclusion in school. We perceive that the exclusion lived and practiced in childhood is beyond the educational space, involving political, economic and social dimensions, presenting itself in the educational field through prejudice, mainly concerning the issues of gender, race and disability, and it could be more expanded by the lack of pedagogical policies and methodologies that value the subjectivities and potential of children. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Relações sociais | pt_BR |
dc.subject | Alto Sertão - Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Exclusão escolar e exclusão na escola: um estudo com crianças no sertão alagoano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute a exclusão entre crianças no âmbito escolar. O objetivo foi compreender como a exclusão ocorre nas relações infantis, buscando analisar os principais fatores que fazem esse paradigma se presentificar entre pares, de que forma as relações entre crianças podem gerar exclusão, e quais são mais atingidas por ela. Para alcançar tais resultados desenvolvemos uma pesquisa empírica com crianças, de 7 a 8 anos de idade, estudantes do 2º ano do ensino fundamental I, de uma escola pública do sertão de Alagoas, durante um período de 5 meses de permanência na instituição. Utilizamos duas ferramentas metodológicas distintas e complementares, sendo elas: observações na escola e oficinas (que objetivaram compreender a exclusão pelo olhar e narrativas infantis), contando com a participação de 7 crianças. Com ajuda delas e com a intencionalidade das atividades propostas para o grupo, identificamos manifestações de exclusão escolar e de exclusão na escola. Percebemos que a exclusão vivida e praticada na infância está para além do espaço educacional, envolvendo dimensões políticas, econômicas e sociais, apresentando-se no campo educacional por meio do preconceito, principalmente relativo às questões, de gênero, raça e deficiência, podendo ser ainda mais expandida pela falta de políticas pedagógicas e metodologias que valorizem as subjetividades e potencialidades das crianças. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Exclusão escolar e exclusão na escola: um estudo com crianças no sertão alagoano.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.