06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Ricardo Santos de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955679764505968pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Beatriz Araújo da-
dc.creatorBezerra, Emerson Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-04-16T19:01:09Z-
dc.date.available2019-02-07-
dc.date.available2019-04-16T19:01:09Z-
dc.date.issued2019-01-31-
dc.identifier.citationBEZERRA, Emerson Rodrigues. Aprender a ensinar Geografia para as séries iniciais: as contribuições da disciplina saberes e metodologias do ensino de Geografia na formação do/a professor/a pedagogo/a. 2019. 142 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5049-
dc.description.abstractThis work at the Federal University of Alagoas - Sertão Campus, was general objective to reflect on the importance of the discipline "Knowledge and Methodology of Teaching Geography" (SMEG) in the educational process of the teacher / pedagogue with regard to their professional practice together with the teaching of Geography in the initial grades. In order to carry out the research, we used the qualitative approach, in which the case study was used as a methodology along with the specific bibliographical references that deal with the teaching of Geography in the initial grades, teacher training and others. As a data collection instrument, questionnaires were applied to the students of the 7th (seventh) and 8th (eighth) years of the UFAL pedagogy course - Sertão Campus - Delmiro Gouveia Unit, AL - as well as the report of the formative experiences of these students from activities developed during the period of the supervised stage III focusing on the regency of the Geography classes. Considering the analysis of these vectors, it was verified that the SMEG discipline contributes to the formation of future pedagogues highlighting the pertinence of the theoretical and methodological approaches and significant experiences that corroborate to the experiences of initial formation of these subjects enabling the development of knowledge and geographic activities basics for the teaching of Geography in the first years of elementary school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleAprender a ensinar Geografia para as séries iniciais: as contribuições da disciplina saberes e metodologias do ensino de Geografia na formação do/a professor/a pedagogo/apt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho realizado na Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, tem como objetivo geral refletir sobre a importância da disciplina Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia (SMEG) no processo formativo do/a professor/a pedagogo/a tendo em vista o exercício deste profissional junto ao ensino de Geografia nas séries iniciais. Para realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, em que o estudo de caso foi utilizado como metodologia juntamente aos referenciais bibliográficos específicos que tratam sobre o ensino de Geografia nas séries iniciais, formação de professores/as e outros. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários para aos/as alunos/as do 7° (sétimo) e 8° (oitavo) período do curso de pedagogia da UFAL – Campus do Sertão, Unidade Delmiro Gouveia – AL, assim como o relato das experiências formativas desses/as estudantes a partir de atividades desenvolvidas durante o período do estágio supervisionado III com foco na regência das aulas de Geografia. Considerando a análise desses vetores, ficou constatado que a disciplina SMEG contribui na formação dos/das futuros/as pedagogos/as destacando a pertinência das abordagens teóricas, metodológicas e experiências significativas que corroboram para as vivências de formação inicial desses sujeitos possibilitando o desenvolvimento dos saberes e fazeres geográficos básicos para o ensino de Geografia nos primeiros anos do ensino fundamental.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.