Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5026
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santana, Pedro Abelardo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5223048442666006 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Sheyla Farias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7162806505256892 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Suana Medeiros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7017692494466609 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Marina do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T14:36:00Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07 | - |
dc.date.available | 2019-04-16T14:36:00Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marina do Nascimento. A escola indígena José Carapina em Pariconha - AL: memórias sobre a concepção, construção e o ensino diferenciado (2003-2018). 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5026 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to record how the School's implantation process took place in the Geripancó indigenous community located in Pariconha-AL, Alto-Sertão. We will analyze how school education for indigenous people is organized starting from the Constitution of 1988, differentiated education, the Law of Directives and Bases (LDB) with Law No. 9,394 / 96, the National Education Plan (PNE) and National Curriculum for the Indigenous Schools (RCNEI), 1999. We will give a brief account of the memories of the cemetery Genésio Miranda, where we will retell how the implantation of the school occurred in the Jeripancó village. Finally, we will use as reference the second chapter of Gilberto Geraldo Ferreira's master's thesis, in order to make a comparison of the information contained therein with current information. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Índios Jeripancó | pt_BR |
dc.subject | Pariconha - Alagoas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL | pt_BR |
dc.title | A escola indígena José Carapina em Pariconha - AL: memórias sobre a concepção, construção e o ensino diferenciado (2003-2018) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é fazer um registro do processo de implantação da escola na comunidade indígena Jeripancó que fica localizada em Pariconha-AL, no Alto-Sertão. Analisaremos como se organiza a educação escolar para os indígenas a partir da Constituição de 1988, o ensino diferenciado, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI) de 1999. Faremos um breve relato das memórias do cacique Genésio Miranda sobre como ocorreu a implantação da escola na aldeia Jeripancó. Também utilizaremos a dissertação de mestrado de Gilberto Geraldo Ferreira, para comparar a situação da escola dez anos após a realização daquele estudo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A escola indígena José Carapina em Pariconha - AL: memórias sobre a concepção, construção e o ensino diferenciado (2003-2018).pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.