06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santana, Pedro Abelardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5223048442666006pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Sheyla Farias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162806505256892pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Suana Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7017692494466609pt_BR
dc.creatorSilva, Marina do Nascimento-
dc.date.accessioned2019-04-16T14:36:00Z-
dc.date.available2019-03-07-
dc.date.available2019-04-16T14:36:00Z-
dc.date.issued2018-10-17-
dc.identifier.citationSILVA, Marina do Nascimento. A escola indígena José Carapina em Pariconha - AL: memórias sobre a concepção, construção e o ensino diferenciado (2003-2018). 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5026-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to record how the School's implantation process took place in the Geripancó indigenous community located in Pariconha-AL, Alto-Sertão. We will analyze how school education for indigenous people is organized starting from the Constitution of 1988, differentiated education, the Law of Directives and Bases (LDB) with Law No. 9,394 / 96, the National Education Plan (PNE) and National Curriculum for the Indigenous Schools (RCNEI), 1999. We will give a brief account of the memories of the cemetery Genésio Miranda, where we will retell how the implantation of the school occurred in the Jeripancó village. Finally, we will use as reference the second chapter of Gilberto Geraldo Ferreira's master's thesis, in order to make a comparison of the information contained therein with current information.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectÍndios Jeripancópt_BR
dc.subjectPariconha - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.titleA escola indígena José Carapina em Pariconha - AL: memórias sobre a concepção, construção e o ensino diferenciado (2003-2018)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é fazer um registro do processo de implantação da escola na comunidade indígena Jeripancó que fica localizada em Pariconha-AL, no Alto-Sertão. Analisaremos como se organiza a educação escolar para os indígenas a partir da Constituição de 1988, o ensino diferenciado, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI) de 1999. Faremos um breve relato das memórias do cacique Genésio Miranda sobre como ocorreu a implantação da escola na aldeia Jeripancó. Também utilizaremos a dissertação de mestrado de Gilberto Geraldo Ferreira, para comparar a situação da escola dez anos após a realização daquele estudo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.