06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Aruã Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7366450114058190pt_BR
dc.contributor.referee1Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899231100500890pt_BR
dc.contributor.referee2Barboza, Monielly Suelen Gomes-
dc.creatorSilva, Krystila Andressa Costa da-
dc.date.accessioned2019-04-12T14:21:57Z-
dc.date.available2019-03-07-
dc.date.available2019-04-12T14:21:57Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.citationSILVA, Krystila Andressa Costa da. O circo das raças: geopolítica soviética sobre a questão negra através de Circus Grigori Aleksandrov (1936). 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5006-
dc.description.abstractCinema hás be come a precious historical source for historians, through it we cananalyze thei deological influences present in the imagina tive lines bet ween the seventh art. The Union of Soviet Socialist Republics (USSR) in 1936 was about the government of Stalin, Who consolidated Socialist Realism as the new art in force and new how to use cinema to perpetuate its ideology. In this context Grigori Aleksandrov film Circus (1936) presents traits of this new model, adding a racial issue that has been portrayed as the central means of the film narrative, between imagery linespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectUnião das Repúblicas Socialistas Soviéticaspt_BR
dc.subjectURSSpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectRealismo Socialistapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAleksandrov, Grigori, 1903-1983pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIApt_BR
dc.titleO circo das raças: geopolítica soviética sobre a questão negra através de Circus Grigori Aleksandrov (1936)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO cinema se tornou uma fonte histórica preciosa para os historiadores, através dela podemos analisar as influências ideológicas presentes nas entrelinhas imagéticas da sétima arte. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) no ano de 1936 esteve sobre o governo de Stálin, que consolidou um conceito novo de arte através do Realismo Socialista, utilizando o cinema para perpetuar sua ideologia. Nesse contexto o filme Circus (1936) de Grigori Aleksandrov apresenta traços desse novo modelo, acrescentando a questão racial que vem sendo retratada como o meio central da narrativa fílmica, nossa pesquisa está em analisar a presença do discurso de união e combate ao racismo presente nas entrelinhas imagéticaspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.