00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Moinho de versos leminskianos
Título(s) alternativo(s): A mill of Leminski s poems
Autor(es): Santos, Helenice Fragoso dos
Primeiro Orientador: Silva, Susana Souto
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Eliana Kefalás
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Jeová Silva
Resumo: O anseio de transmutar cada gesto em poesia foi uma das mais significativas ambições do projeto poético de Paulo Leminski, desejo que culminou na edificação de uma lírica reconhecida pela pluralidade, cujo valor se traduz na articulação de seus versos com diferentes linguagens e suportes. Este trabalho que tem como principal corpus de análise as obras Caprichos e relaxos (1983), Quarenta clics em Curitiba (1990) e Winterverno (2001) pretende demonstrar a diversidade de suportes e estratégias poéticas utilizadas por Leminski. As principais referências teórico-críticas para a realização da análise proposta são: Augusto e Haroldo de Campos (2006) quanto à incorporação dos principais preceitos da teoria da poesia concretista do grupo noigrandes pela escrita leminskiana; Italo Calvino (2007) no que se refere à reflexão sobre importância da categoria das imagens para literatura no curso deste milênio; Philadelpho Menezes (1991) quanto à compreensão do fenômeno poético como uma operação caracterizada pela articulação entre linguagens; Glauco Mattoso (1981) e Samira Youssef Campedelli (1995) em relação à noção de poesia marginal e aos diferentes modos de circulação da poesia leminskiana, respectivamente.
Abstract: The wish to transform each gesture into poetry was one of the most significant ambitions in Paulo Leminski s poetry, which rendered him acknowledgment for the plurality in writing. The value of his work can be expressed by the articulation of the verses with different languages and with different media. The main objects of analysis in this paper are Caprichos e relaxos (1983), Quarenta clics em Curitiba (1990) and Winterverno (2001). The purpose is to demonstrate the diversity of media and poetic strategies used by Leminski. The principal theoretical and critical perspectives used are: Augusto e Haroldo de Campos (2006) as to the incorporation of the main principles of the theory of concrete poetry of the noigrandes group in Leminsk s writing; Italo Calvino (2007) as to the reflection on the importance of the category of images for the literature in this millennium; Philadelpho Menezes (1991) as to the understanding of the poetic phenomenon as the articulation among languages; Glauco Mattoso (1981) and Samira Youssef Campedelli (1995) as to the notion of marginal poetry and as to the different forms of circulation of Leminsk s poetry, respectively.
Palavras-chave: Paulo Leminski
Poetry
Visuality
Paulo Leminski
Lírica
Visualidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SANTOS, Helenice Fragoso dos. A mill of Leminski s poems. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/497
Data do documento: 31-ago-2011
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