Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4925
Tipo: | Tese |
Título: | Desenho e implementação de sequências de ensino por investigação e seu potencial para a alfabetização científica: o caso do estágio supervisionado em ensino de Física na UFAL |
Título(s) alternativo(s): | Diseño e implementación de secuencias de enseñanza por investigación y su potencial para la alfabetización cientíica: el caso de la práctica supervisada em enseñanza de física en la UFAL |
Autor(es): | Oliveira, Maria do Socôrro Dias de |
Primeiro Orientador: | Peña Molina, Gonzalo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Fireman, Elton Casado |
metadata.dc.contributor.referee1: | González Miranda, David Osvaldo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gusmán Muñoz, Adolfo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Sandoval Diaz, José Sebastian |
Resumo: | Esta investigação parte do seguinte problema: como o exercício do desenvolvimento e da implementação das Sequências de Ensino por Investigação (SEI) pode contribuir para que os professores em formação inicial exercitem sua alfabetização científica? Partiu-se da hipótese de que o contínuo exercício do desenvolvimento e da implementação das SEI contribui significativamente para a alfabetização científica dos professores em formação inicial e para além disso. Este estudo teve por principal objetivo compreender as contribuições do exercício de desenvolvimento e da implementação das SEI para que os professores em formação inicial exercitem cada vez mais sua alfabetização científica. De modo específico, objetivou conhecer a relação entre os conceitos de alfabetização científica, ensino por investigação e SEI; identificar as possibilidades didáticas do desenvolvimento e da implementação das SEI num curso de formação de professores de Física; descrever as potencialidades das SEI para o processo de alfabetização científica de seus autores; evidenciar como esses professores de Física em formação significam suas experiências de desenvolvimento e implementação das SEI. O cenário de pesquisa foi o componente curricular Estágio Supervisionado 2, ofertado no segundo semestre de 2015 aos alunos do 6º período do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas. Os sujeitos deste estudo foram os próprios estagiários que, ao longo do processo, se viram desafiados a desenvolver as SEI e aplicá-las nas turmas de ensino médio em que desenvolviam suas atividades de campo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa no qual se investigou o caso do desenvolvimento e da implementação das SEI pelos estagiários. Foram analisados os diálogos construídos nos fóruns online, desenvolvidos no ambiente virtual Moodle, utilizado na disciplina, e no grupo focal realizado ao final da experiência. O percurso analítico tomou por base os referenciais da Análise Sociológica do Discurso. Esse movimento de pesquisa permitiu sustentar a tese de que o contínuo exercício do desenvolvimento e da implementação das SEI contribui significativamente para a alfabetização científica dos professores em formação inicial. Tal metodologia possibilita o contato direto do aluno com a linguagem da ciência, passando de uma experiência espontânea a uma experiência científica. As explicações científicas precisam ser construídas, desenvolvidas e validadas em espaços de investigação orientada. Além disso, é fundamental promover espaços permanentes de reflexão e troca de experiências entre docentes, de modo a apoiar e sustentar a superação das práticas tradicionais de ensino de Ciências, em benefício de uma prática pedagógica investigativa em que todos sejam os autores e coautores de suas aprendizagens. |
Abstract: | RESUMEN____Esta investigación inició con el siguiente problema: ¿cómo el ejercicio del desarrollo y la aplicación de las Secuencias de Enseñanza por Investigación (SEI) puede contribuir a que los profesores en formación inicial ejerciten su alfabetización científica? Asimismo, la hipótesis partió de que el continuo ejercicio del desarrollo y de la implementación de las SEI contribuye significativamente a la alfabetización científica de los profesores en formación inicial. Este estudio, además tuvo como principal objetivo comprender las contribuciones del ejercicio de desarrollo y de la implementación de las SEI para que los profesores en formación inicial ejerciten cada vez más su alfabetización científica. En cuanto a los objetivos específicos, estos se traducen en: conocer la relación entre los conceptos de alfabetización científica, enseñanza por investigación y SEI; identificar las posibilidades didácticas del desarrollo y de la implementación de las SEI en un curso de formación de profesores de Física; describir las potencialidades de las SEI para el proceso de alfabetización científica de sus autores; por último, evidenciar cómo estos profesores de Física en formación significan sus experiencias de desarrollo e implementación de las SEI. El escenario de investigación fue el componente curricular Etapa Supervisionado 2, ofrecido en el segundo semestre de 2015 a los alumnos del 6º período del curso de licenciatura en Física de la Universidad Federal de Alagoas. Los sujetos de este estudio fueron los propios pasantes que, a lo largo del proceso, se vieron desafiados a desarrollar las SEI y aplicarlas en las clases de enseñanza media en que desarrollaban sus actividades de campo. Se trata de un estudio de naturaleza cualitativa en el que se investigó el caso del desarrollo y de la implementación de las SEI por los pasantes. Se analizaron los diálogos construidos en los foros online, desarrollados en el ambiente virtual Moodle, utilizado en la disciplina, y en el grupo focal realizado al final de la experiencia. El recorrido analítico se basó en los referentes del análisis sociológico del discurso. Este movimiento de investigación permitió sostener la tesis de que el continuo ejercicio del desarrollo y de la implementación de las SEI contribuye significativamente a la alfabetización científica de los profesores en formación inicial. Esta metodología posibilita el contacto directo del alumno con el lenguaje de la ciencia, pasando de una experiencia espontánea a una experiencia científica. Las explicaciones científicas necesitan ser construidas, desarrolladas y validadas en espacios de investigación orientada. Además, es fundamental promover espacios permanentes de reflexión e intercambio de experiencias entre docentes, de modo a apoyar y sostener la superación de las prácticas tradicionales de enseñanza de Ciencias, en beneficio de una práctica pedagógica investigativa en que todos sean los autores y coautores de sus respectivas aprendizaje. |
Palavras-chave: | Ensino por investigação Ensino de Física Alfabetização Científica Enseñanza por Investigación Enseñanza de Física Alfabetización Científica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Chile |
Editor: | Universidad SEK Chile |
Sigla da Instituição: | SEK |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Maria do Socôrro Dias de Oliveira. Desenho e implementação de sequências de ensino por investigação e seu potencial para a alfabetização científica: o caso do estágio supervisionado em ensino de Física na UFAL. 2019. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdad de Patrimonio Cultural y Educación,Campus Providencia Metro Salvador, Universidad Sek Chile, Santiago, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4925 |
Data do documento: | 19-jan-2018 |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desenho e implementação de sequências de ensino por investigação e seu potencial para a alfabetização científica: o caso do estágio supervisionado em ensino de Física na UFAL.pdf | 2.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.