00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/489
Tipo: Dissertação
Título: O papel do professor de LM no desenvolvimento da compreensão ativa em contextos de leitura
Título(s) alternativo(s): The LM teacher role to development of active comprehension in reading contexts
Autor(es): Lima, Antonio Carlos Santos de
Primeiro Orientador: Zozzoli, Rita Maria Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Verçosa, Elcio de Gusmão
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Lúcia de Fátima
Resumo: O presente trabalho é uma reflexão acerca da compreensão responsiva ativa em contextos de leitura, que se configura num relato de experiências realizadas numa turma de concluintes de um curso de formação de professores em nível médio (Curso Normal) em uma escola pública na cidade de Maceió. A partir de reflexões de Zozzoli (2002) de que não é comum se verificar uma atitude responsiva ativa no contexto escolar, objetivamos identificar fatores que contribuem ou não para o desenvolvimento da compreensão ativa em contextos de leitura em aulas de língua portuguesa e relatar intermediações pedagógicas que possam favorecer ou desenvolver esse tipo de compreensão. Tomamos como aporte teórico os conceitos de língua e compreensão responsiva ativa de Bakhtin/Volochinov (2006), Bakhtin (1998, 2003) e de seu círculo para trilhar um caminho de observação e intervenção, numa perspectiva de pesquisa interpretativista (MOITA LOPES, 1996). A partir da análise dos dados, conclui-se que uma atitude metodológica adequada do professor de língua materna subjacente a uma concepção de língua e leitura dialógica podem transformar fatores que dificultam a compreensão ativa em possibilidades de desenvolvimento ou aprimoramento desse tipo de compreensão.
Abstract: The present paper is a reflection about active responsive comprehension within some reading contexts which configure a report from experiences taken among high school teaching course graduating students from a government school in the city of Maceio. From Zozzoli´s reflections in 2002 that states that it isn‟t common to verify an active responsive attitude within school context. We aim to identify factors which contribute or not the development of active comprehension inside Portuguese language and to relate pedagogical intermediations that can be favorable or to develop this kind of comprehension. Taken as theoretical support the concepts from Bakhtin/Volochinov (2006), Bakhtin (1998, 2003) and his circle to make a track for observation and intervention towards a interpretative research perspective (MOITA LOPES, 1996). From data analysis one can conclude that an adequate methodological attitude of mother language teacher underlying a concept to language and dialogical reading can change difficult factors to active comprehension to possibilities to the development and improvement of this kind of comprehension.
Palavras-chave: Mother language Teaching and studying
Reading
Comprehension
Língua materna Estudo e ensino
Leitura
Compreensão
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: LIMA, Antonio Carlos Santos de. The LM teacher role to development of active comprehension in reading contexts. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/489
Data do documento: 25-nov-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AntonioCarlosSantosDeLima_2010.pdf3.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.