00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Susana Souto
dc.contributor.advisor1LattesSILVA, Susana Soutopor
dc.contributor.referee1Oliveira, Eliana Kefalás
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097por
dc.contributor.referee2Lima, Walter Matias
dc.contributor.referee2LattesLIMA, W. M.por
dc.creatorAlbuquerque, Tazio Zambi de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9496406659265283por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:47Z-
dc.date.available2012-08-30
dc.date.available2015-08-25T18:29:47Z-
dc.date.issued2011-04-29
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Tazio Zambi de. Poesía y tecnología en Araçá azul, de Caetano Veloso. 2011. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/484-
dc.description.abstractEn Brasil, durante los años 1960-70, el surgimiento de lo tropicalismo ha operado uma desviación radical en la ruta de las poéticas tradicionales, de naturaleza libresca, a través de La incorporación de elementos de distintos repertorios, como, por ejemplo, de las culturas masivas y de las vanguardias históricas. Este trabajo pretende analizar los enlaces establecidos entre los conceptos de poesía, tecnología y tropicalismo en el disco Araçá azul (1972), de Caetano Veloso, que figura en el repertorio tropicalista como una de sus producciones más radicales vinculada a la cultura auditiva. Elaborado a partir de elementos advenidos de distintos ámbitos del consumo y de la creación experimental del siglo XX, el tejido sonoro resultante se configura como un punto de convergencia de procesos resultantes de la aparición y masificación de las tecnologías en el mundo contemporáneo. Procediendo a uma aproximación de ese objeto, intentaremos reunir esos varios fragmentos y modos de incorporación, con el fin de, así, analizar la extensión y la transfiguración del concepto de poesía ante las nuevas tecnologías, con base, especialmente, en los teóricos Marshall McLuhan (1971, 1972), Paul Zumthor (1993, 1997, 2005, 2007), Pierre Lévy (1993, 1996), Philadelpho Menezes (1992, 2001) y R. Murray Schafer (1991, 2001).spa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoesia contemporâneapor
dc.subjectPoesia e tecnologiapor
dc.subjectAntropofagiapor
dc.subjectCaetano Velosopor
dc.subjectTropicalismopor
dc.subjectPoesía contemporáneaspa
dc.subjectPoesía y tecnologíaspa
dc.subjectAntropofagiaspa
dc.subjectCaetano Velosospa
dc.subjectTropicalismospa
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titlePoesia e tecnologia em Araçá azul, de Caetano Velosopor
dc.title.alternativePoesía y tecnología en Araçá azul, de Caetano Velosospa
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo Brasil, durante os anos 1960-70, o surgimento do tropicalismo operou um desvio radical no percurso das poéticas tradicionais, de cunho livresco, por meio da incorporação de elementos de repertórios diversos, como, por exemplo, das culturas massivas e das vanguardas históricas. Este trabalho objetiva analisar as complexas relações estabelecidas entre os conceitos de poesia, tecnologia e tropicalismo no álbum Araçá azul (1972) de Caetano Veloso, que figura no repertório tropicalista como uma de suas mais radicais produções ligadas à cultura auditiva. Elaborado a partir de elementos de diversos campos do consumo e da criação experimental do século XX, o tecido sonoro resultante se configura como ponto de convergência de processos agenciados pelo advento e massificação das tecnologias no mundo contemporâneo. Com o intuito de proceder a uma aproximação desse objeto, tentaremos reunir esses diversos fragmentos e modos de incorporação, a fim de, a partir disso, analisar a ampliação e transfiguração do conceito de poesia diante das novas tecnologias, com base, especialmente, nos teóricos Marshall McLuhan (1971, 1972), Paul Zumthor (1993, 1997, 2005, 2007), Pierre Levy (1993, 1996), Philadelpho Menezes (1992, 2001) e R. Murray Schafer (1991, 2001).por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_TazioZambiDeAlbuquerque_2011.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.