06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão escolar: dificuldades e desafios na prática pedagógica dos professores de educação infantil da cidade de Delmiro Gouveia - AL
Autor(es): Lima, Caroline Costa
Primeiro Orientador: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee1: Rangel, Heder Cleber de Castro
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Eva Pauliana da Silva
Resumo: O trabalho em questão teve como objetivo principal compreender as principais dificuldades e os desafios enfrentados pelo professor em sua prática pedagógica por ocasião do processo de inclusão escolar no Ensino Infantil. Os objetivos específicos foram: verificar como o processo de inclusão escolar acontece nas escolas de educação infantil; analisar as dificuldades pelo qual passa o professor do ensino inclusivo e refletir sobre a prática pedagógica do professor de educação infantil frente à inclusão. A referida pesquisa de campo possui caráter qualitativo e foi realizada nas 03 escolas de educação infantil da zona urbana de Delmiro Gouveia-AL, onde participaram da mesma as 06 professoras que lecionam em tais escolas e que contam em suas turmas com estudantes com necessidades educacionais especiais. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado o questionário, sendo por meio da aplicação do mesmo, nos fornecido os dados para a análise. A partir dos dados coletados, construímos 03 categorias de análise, são elas: 1. O preparo dos professores para atuar com estudantes com necessidades educacionais especiais; 2. Dificuldades para atuar com estudantes com necessidades educacionais especiais; 3. Sugestões para Inclusão Escolar eficaz. Tais categorias permitiram um olhar reflexivo para o processo de inclusão escolar atual e para os desafios da prática pedagógica do professor de educação infantil no que se remete a esta inclusão. Como fundamentação teórica o trabalho está baseado em autores como: Carneiro (2012), Mantoan (2006), Marchesi (2004), Pohlmann (2013), Kramer (1999), dentre outros. Como também alguns documentos e leis: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9394/96, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RECNEI vol. 1 (1998), Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Básica (2001), dentre outros.
Abstract: The main objective of this work was to understand the main difficulties and challenges faced by teachers in their pedagogical practice during the process of school inclusion in early childhood education. The specific objectives were: to verify how the process of school inclusion happens in kindergarten schools; to analyze the difficulties that the teacher of the inclusive education passes and to reflect on the pedagogical practice of the teacher of infantile education in front of the inclusion. This field research has a qualitative character and was carried out in the 03 kindergarten schools in the urban area of Delmiro Gouveia-AL, where the six teachers who taught in such schools participated in the same group and who have in their classes with students with special educational needs . As a tool for data collection, the questionnaire was used, and through the application of the same, we provided the data for the analysis. From the collected data, we constructed 03 categories of analysis, they are: 1. The preparation of the teachers to work with students with special educational needs; 2. Difficulties to work with students with special educational needs; 3. Tips for Effective School Inclusion. These categories allowed a reflective look at the current school inclusion process and the challenges of the pedagogical practice of the kindergarten teacher in what refers to this inclusion. As a theoretical basis the work is based on authors such as: Carneiro (2012), Mantoan (2006), Marchesi (2004), Pohlmann (2013), Kramer (1999), among others. As well as some documents and laws: Federal Constitution (1988), Law of Directives and Bases of National Education - LDB nº 9394/96, National Curriculum Reference for Early Childhood Education - RECNEI vol. 1 (1998), National Guidelines for Special Education in Basic (2001), among others.
Palavras-chave: Educação infantil
Inclusão escolar
Práticas pedagógicas
Delmiro Gouveia - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: LIMA, Caroline Costa. Inclusão escolar: dificuldades e desafios na prática pedagógica dos professores de educação infantil da cidade de Delmiro Gouveia - AL. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4813
Data do documento: 5-jun-2018
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