00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Marcia Rosetti de Oliveira
dc.contributor.advisor1LattesALBUQUERQUE, Marcia Rosetti de Oliveirapor
dc.contributor.advisor-co1Tavares, Roseanne Rocha
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4961168921977877por
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de
dc.contributor.referee1LattesOLIVEIRA, Luiz Eduardopor
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza
dc.contributor.referee2LattesCAVALCANTI, I. F. S.por
dc.creatorMakiyama, Simone
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001144889171337por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:46Z-
dc.date.available2012-06-22
dc.date.available2015-08-25T18:29:46Z-
dc.date.issued2008-08-08
dc.identifier.citationMAKIYAMA, Simone. Teacher s and student s beliefs on learning strategies in an EFL classroom. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/480-
dc.description.abstractThe main objective of this investigation is to reflect upon how the teacher s and learners beliefs give meaning to teaching and learning process and how they interact with the choice of language learning strategies as well as attempts to find out how these beliefs affect their approach to language development. Having Bakhtin s language and ideologies concepts as a starting point, this investigation is grounded on studies developed in Discourse Analysis and Applied Linguistics. Data was collected at Casa de Cultura Britânica, the extension English school that belongs to Languages Faculty of Federal University of Alagoas. Datagathering procedures were conducted under the guise of ethnographical methodology and Discourse Theory. In order to pursue the beliefs that permeate EFL teaching and learning process, lesson observation is carried out once the classroom is the stage where discourses emerge. Discourses, in turn, give voice to the ideologies on which beliefs are founded. The corpus is constituted of audio recordings and respective transcription, questionnaires, interviews, field notes, articles from magazines and newspapers obtained via internet.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectForeign languageeng
dc.subjectLearning and teachingeng
dc.subjectLearning beliefseng
dc.subjectLearning strategieseng
dc.subjectDiscourse theoryeng
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectCrenças de aprendizagempor
dc.subjectEstratégia de aprendizagempor
dc.subjectTeoria do discursopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleCrenças do professor e alunos sobre estratégias de aprendizagem em uma sala de aula de inglês como língua estrangeirapor
dc.title.alternativeTeacher s and student s beliefs on learning strategies in an EFL classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO principal objetivo deste estudo é refletir como as crenças do professor e alunos de língua inglesa dão sentidos ao processo de ensinar e aprender e como elas se relacionam com a escolha de estratégias bem como buscar entender como estas crenças afetam o seu fazer nesse processo. Tendo como ponto de partida conceitos de linguagem e ideologias de Bakhtin assim como bases teóricas nos estudos desenvolvidos pela Análise do Discurso e na Lingüística Aplicada, os dados foram coletados na Casa de Cultura Britânica, uma extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. A coleta de dados foi conduzida sob a guia da metodologia etnográfica e da Teoria do Discurso. A fim de buscar as crenças que permeiam o ensino-aprendizagem de língua inglesa, observações de aula foram realizadas uma vez que a sala de aula é o palco onde os discursos que dão vozes às ideologias que as fundamentam emergem. O corpus se constitui de gravações de áudio e respectiva transcrições, questionários, entrevistas, notas de campo e artigos de revistas e jornais obtidos via internet.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Simone Makiyama_2008.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.