00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, Gláucia Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9804085924599114por
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481619568292015por
dc.contributor.referee2Dayrell, Juarez Tarcisio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665625518465449por
dc.creatorBarbosa, Bruno César Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1182501323317399por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:46Z-
dc.date.available2012-06-21-
dc.date.available2015-08-25T18:29:46Z-
dc.date.issued2008-10-10-
dc.identifier.citationBARBOSA, Bruno César Ribeiro. À margem da margem: poética e canção popular em Itamar Assumpção e Zeca Baleiro. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/477-
dc.description.abstractCe travail est une étude des rapports entre les éléments de la poétique de Itamar Assumpção e de Zeca Baleiro d une part, et leur insertion sociale et de marchandise, d autre part. Le chemin choisi pour cette étude c est l observation et l analyse de trois procédés créatifs des deux compositeurs. Dans le premier, les chansons incorporent des vers d autre(s) poème(s), dans un processus intertextuel. Dans le second, les vers sont conçus pour être chantés, faits pour la mélodie. Dans le troisième type, la mélodie vient s ajouter à un poème déjà écrit. Ces procédés, compris dans le contexte de l industrie culturelle, font penser aux possibilités de résistance au modèle de consommation du marché. Dans l oeuvre de Itamar Assumpção e de Zeca Baleiro, le rapport achat-vente rend la monnaie en poèmes, qui indiquent des alternatives et des chemins (―rues viaducs avenues‖) de circulation artistique. Le produit-art en marge de la marge, malgré son insertion dans le marché, ne se soumet pas aux normes des patrons esthétiques et s affirme comme invention et résistance active.fra
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoésiefra
dc.subjectChanson populairefra
dc.subjectMarché phonographiquefra
dc.subjectRésistance activefra
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectCanção popularpor
dc.subjectParceriapor
dc.subjectMercado fonográficopor
dc.subjectResistência ativapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApor
dc.titleÀ margem da margem: poética e canção popular em Itamar Assumpção e Zeca Baleiropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo das relações entre elementos da poética de Itamar Assumpção e de Zeca Baleiro e sua inserção social e mercadológica. O caminho escolhido para este estudo é a observação e análise de três procedimentos criativos dos dois compositores. No primeiro, as canções incorporam versos de outro(s) poema(s), em processo intertextual. No segundo, os versos são compostos para serem cantados, feitos para a melodia. Já o terceiro tipo acontece quando a melodia surge para o poema escrito. Tais procedimentos, compreendidos no contexto da indústria cultural, ajudam-nos a pensar as possibilidades de resistência ao modelo consumista do mercado. Nas obras de Itamar Assumpção e Zeca Baleiro, a relação de compra e venda traz o troco em poemas, que apontam alternativas e caminhos de circulação artística. O produto-arte à margem da margem, ainda que inserido no mercado, não se submete às suas ordens de padronização estética e se afirma como invenção e resistência ativa.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
À margem da margem: poética e canção popular em Itamar Assumpção e Zeca Baleiro.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.