Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4700
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ação afirmativa, tensões e relações raciais na educação: repercussão em torno da política de cotas da Universidade Federal de Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | Affirmative action, racial tensions and relations ships education: passion around the Federal University of Alagoas quota policy |
Autor(es): | Silva, Fabson Calixto da |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Amurabi Pereira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Queiroz, Delcele Mascarenhas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Kabengele, Daniela do Carmo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Prado, Edna Cristina do |
Resumo: | No campo da reprodução das desigualdades no sistema educacional, o ensino superior apresenta-se como um ponto evidente para desvendar tal situação. No enfrentamento deste problema, a política de cotas revela-se como elemento preponderante para enfrentamento dessas desigualdades e dos obstáculos de acesso às oportunidades educacionais. No entanto, o ingresso de estudantes cotistas na universidade coloca em evidência os acirramentos e conflitos relacionais e raciais intensificados e reproduzidos no interior da universidade, interpelando-se, por vezes, o mérito, a excelência acadêmica e a legitimidade desses estudantes ocuparem um lugar na instituição. A finalidade desta dissertação é mostrar os efeitos oriundos da política de cotas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) não apenas para os estudantes cotistas, mas também para os não cotistas. Para tanto, além de fazermos um levantamento do perfil dos estudantes cotistas da UFAL, selecionamos uma amostra de estudantes dos cursos de Direito e Medicina e procuramos saber o que pensam sobre discriminação, as cotas e os cotistas. Os resultados obtidos apontam que o estudante cotista é um estudante diferenciado, que enfrenta maiores dificuldades em permanecer na instituição, devido aos olhares e questionamentos sobre a sua capacidade e a validade de ter acesso e permanência na universidade através de uma política de reserva de vagas. |
Abstract: | In the field of reproduction of inequalities in the education system, higher education presentes itself as an evident point to unravel this situation. In tackling this problem, the quota policy is revealed as a major element for tackling with these inequalities and barriers of access to educational opportunities. However, the entry of quota students at the university, places emphasis on the clashes and relational and racial conflicts intensified and reproduced within the university, interpellating sometimes the merit, the academic excellence and the legitimacy of these students occupy a place in the institution. The purpose of this dissertation is to show the impacts of quota policy of the Federal University of Alagoas (UFAL) not just for quota students, but also to non-quota students. For this, besides doing a survey of the profile of quota students UFAL, we selected a sample of students of Law and Medicine courses and seek to know what they think about discrimination, quotas and quota students. The results show that the quota student is a differentiated student that facing greater difficulties in staying on institution because of looks and questions about his ability and validity of access and stay in the university through a reservation of vacancy policy. |
Palavras-chave: | Ações afirmativas Política de cotas Alunos cotistas Relações étnicos-raciais Ensino superior Affirmative actions Quota policy Quota students Racial-Ethnic relations Higher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Fabson Calixto da. Ação afirmativa, tensões e relações raciais na educação: repercussão em torno da política de cotas da Universidade Federal de Alagoas. 2019. [213] f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4700 |
Data do documento: | 30-abr-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ação afirmativa, tensões e relações raciais na educação: repercussão em torno da política de cotas da Universidade Federal de Alagoas.pdf | 2.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.