00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Memoriais Acadêmicos - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4656
Tipo: Memorial Acadêmico
Título: Memorial descrito para fins de progressão na carreira de magistério superior de professor associado (Classe D) para professor titular (Classe E)
Título(s) alternativo(s): Memorial described for purposes of career progression from senior lecturer of associate professor (Class D) for full professor (Class E)
Autor(es): Lemos, Eurico Eduardo Pinto de
metadata.dc.contributor.referee1: Bruno, Riselane de Lucena Alcântara
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Vera Lucia Antunes de
metadata.dc.contributor.referee3: Brito, Dácio Rocha
metadata.dc.contributor.referee4: Lira, Rosa Cavalcante
Resumo: O presente memorial visa atender ao disposto na Resolução 78/2014 CONSUNI-UFAL, que estabelece os critérios de avaliação para fins de progressão funcional na Carreira do Magistério Superior na Universidade Federal de Alagoas, de Professor Associado (Classe D) para Professor Titular (Classe E). Pleitear progressão para o cargo de Professor Titular – distinção concedida aos docentes que chegaram ao nível mais alto da carreira universitária – é buscar o reconhecimento da academia à história e às realizações do professor. Sintetizar, em algumas páginas, a trajetória acadêmica e profissional, certamente, não se constitui tarefa fácil, mas representa importante oportunidade para reconstituir o caminho traçado em busca da excelência no exercício da carreira docente. O nome memorial trás em si o sentido de trazer à memória uma importante parte da vida, certamente a mais longa, vivida de relações interpessoais e projetos profissionais. Escrever um memorial é, portanto, trazer à memória as relações humanas vividas no ambiente profissional principalmente, mas também fora dele, uma vez que as relações profissionais terminam por influenciar a vida como um todo. Na universidade costumamos tratar de dois tripés fundamentais que a sustentam: o tripé das pessoas que a vivem diariamente o ambiente acadêmico, professoraluno-técnico, e o tripé dos seus objetivos fundamentais, ensino-pesquisa-extensão. Este memorial tenta traduzir 35 anos vividos nestes dois tripés fundamentais da minha vida profissional buscando harmonizar estas relações, traduzindo-as em boas aulas e orientações (ensino), produções acadêmicas (pesquisa), gestão acadêmica e treinamentos extra muros (extensão). Para esta análise, o presente memorial pretendeu contemplar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional mais relevantes exercidas ao longo de 35 anos de docência universitária (seguindo o disposto na Resolução 78/2014 CONSUNIUFAL), exercidas na Universidade Federal de Alagoas entre os anos de 1983 e 2018.
Palavras-chave: Memorial acadêmico
Ensino Superior
Formação profissional
Ciências Agrárias - Agronomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
Citação: LEMOS, Eurico Eduardo de Pinto. Memorial descrito para fins de progressão na carreira de magistério superior de professor associado (Classe D) para professor titular (Classe E). 2019. 111 f. Memorial Acadêmico (Concurso para Professor Titular Classe E) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4656
Data do documento: 27-nov-2018
Aparece nas coleções:Memoriais Acadêmicos - CECA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.