00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Neto, Artur Bispo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3979204224090102pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Zilas Nogueira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1585801771286852pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Edlene Pimentel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5186876508782366pt_BR
dc.creatorVeiga, Cléo Ricardo Bitencourt-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8086342089420567pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-21T17:23:45Z-
dc.date.available2019-02-22-
dc.date.available2019-03-21T17:23:45Z-
dc.date.issued2015-10-28-
dc.identifier.citationVEIGA, Cléo Ricardo Bitencourt. Trabalho, educação e emancipação humana: considerações sobre possibilidades e limites da educação na luta dos trabalhadores pela emancipação humana. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4618-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the possibilities and limits of education to the process of human emancipation. Understanding the condition of existence of the social being is the activity of work, any discussion about the main objective of this text is preceded by the presentation of the ontological centrality of work. Thus, the study of labor determinations will be presented here in two historical moments: in the communal societies - without class exploitation - and societies erected on the exploitation of the workforce, society divided into antagonistic social classes. This research seek to show how the complex education emerges from the needs posed by the reproduction of the social totality, being determined by how work is organized in society, as well as determining all other social complex and the whole of society, in a movement of reciprocal determination, and the predominant moment is the social totality. Looking emphasis on education in the context of socialmetabolic of the capital, is sought in the contradiction between capital-labor the possibilities that the performance in the scope of school education can offer to the fighting for human emancipation, as well as to evidence its limits.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação e estadopt_BR
dc.subjectTrabalho e educaçãopt_BR
dc.subjectEmancipação humanapt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHuman emancipationpt_BR
dc.subjectWork and educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleTrabalho, educação e emancipação humana: considerações sobre possibilidades e limites da educação na luta dos trabalhadores pela emancipação humanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa realizada tem por finalidade discutir as possibilidades e limites da educação para o processo de emancipação humana. Compreendendo que a condição de existência do ser social é a atividade do trabalho, toda a discussão sobre o objetivo central deste texto é precedida pela apresentação da centralidade ontológica do trabalho. Assim, o estudo das determinações do trabalho será apresentado aqui em dois momentos históricos: nas sociedades comunais - sem exploração de classe -, e nas sociedades erigidas sobre a exploração da força de trabalho, sociedades divididas em classes sociais antagônicas. Esta pesquisa procurará evidenciar como o complexo da educação emerge das necessidades postas pela reprodução da totalidade social, sendo determinado pela forma como o trabalho é organizado na sociedade, bem como determinando todos os demais complexos sociais e a totalidade social, em um movimento de determinação recíproca, sendo o momento predominante a totalidade social. Procurando dar ênfase sobre a educação no contexto do sistema sociometabólico do capital, buscase na contradição entre capital-trabalho as possibilidades que a atuação no âmbito da educação escolar pode oferecer à luta pela emancipação humana, bem como evidenciar seus limites.pt_BR
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