00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Januacele Francisca da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799725H1por
dc.contributor.referee1Cardoso, Ana Maria Leal
dc.contributor.referee1LattesCARDOSO, Ana Maria Lealpor
dc.contributor.referee2Silveira, Maria Inez Matoso
dc.contributor.referee2LattesSILVEIRA, M. I. M.por
dc.creatorTibana, Adriana Lopes Lisboa
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4676498209317114por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:43Z-
dc.date.available2009-08-04
dc.date.available2015-08-25T18:29:43Z-
dc.date.issued2009-06-15
dc.identifier.citationTIBANA, Adriana Lopes Lisboa. The role of phrasal phonology in listening comprehension for English language teaching supported by the Lexical Approach.. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/458-
dc.description.abstractAssuming that post-lexical processes significantly affect the English spoken language when in connected speech, and that this is one of the main reasons why students of English as a foreign language find listening comprehension so difficult to cope with, this study aims to find out the main processes concerning phrasal phonology that render spoken language so different from the written one. Drawing on these findings, it investigates the connection between listening comprehension and the teaching of pronunciation using a top-down approach, that is to say, starting from the whole picture, and based on the organization of the language in chunks in the fluidity of speech. This is an action-research, conducted with two groups of upper-intermediate students during one semester. It is based on the assumption that by raising students‟ awareness of post-lexical processes, with the support of the Lexical Approach which encourages teaching language in chunks, teachers can enable students to be better listeners. One of the groups did pronunciation awareness raising exercises whereas the other one only followed the coursebook. Students‟ listening abilities were tested using the Cambridge FCE Listening test, at the beginning and at the end of the experiment. At the end of the semester, the comparison of both groups‟ performance in the FCE listening test showed that the group who had been explicitly taught phrasal phonology developed their listening comprehension skills considerably, outperforming the other group. The results point to the importance of teaching pronunciation to develop listening comprehension.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnglish phonologyeng
dc.subjectPhrasal phonologyeng
dc.subjectListening comprehensioneng
dc.subjectLexical Approacheng
dc.subjectExplicit instructioneng
dc.subjectFonologia do inglêspor
dc.subjectFonologia frasalpor
dc.subjectCompreensão oralpor
dc.subjectAbordagem lexicalpor
dc.subjectInstrução explícitapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO papel da fonologia frasal na compreensão oral no ensino da língua inglesa em abordagem lexical.por
dc.title.alternativeThe role of phrasal phonology in listening comprehension for English language teaching supported by the Lexical Approach.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPartindo do pressuposto de que processos pós-lexicais afetam significativamente o inglês oral na fala fluente, e que esta é uma das principais razões que fazem com que alunos de inglês como língua estrangeira considerem a compreensão oral tão difícil, esta pesquisa tem como objetivo identificar os principais processos que fazem a língua falada ser tão diferente da escrita. Partindo dessa diferença, foram investigadas as conexões entre compreensão oral e ensino de pronúncia, usando-se uma abordagem holística, ou seja, começando de uma visão geral, da organização da língua em blocos na fluidez da fala. Esta é uma pesquisa-ação efetuada com dois grupos de alunos de nível intermediário superior durante um semestre, e está baseada na tese que chamando a atenção dos alunos para processos pós-lexicais, com o suporte da abordagem lexical (o ensino da língua em blocos), poderemos ajudá-los a desenvolver sua compreensão oral. Um dos grupos trabalhou com exercícios de pronúncia enquanto o outro somente com o livro didático. A capacidade de compreensão oral destes alunos foi testada no começo e no final da pesquisa, através do teste de FCE da Universidade de Cambridge. No final do semestre, comparados os resultados de ambos os grupos nesse teste, verificamos que o grupo que recebeu instrução explícita de fonologia frasal apresentou uma melhora significativa na compreensão oral, superando o outro grupo. Os resultados apontam para a importância do ensino de pronúncia para desenvolvimento da compreensão oral.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AdrianaLopesLisboaTibana_2009.pdf7.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.