00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tavares, Roseanne Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4961168921977877por
dc.contributor.advisor-co1Lima, Walter Matias
dc.contributor.advisor-co1LattesLIMA, W. M.por
dc.contributor.referee1Silveira, Maria Inez Matoso
dc.contributor.referee1LattesSILVEIRA, M. I. M.por
dc.creatorFonseca, Ana Lúcia Simões Borges
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9904481397376020por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:42Z-
dc.date.available2009-05-19
dc.date.available2015-08-25T18:29:42Z-
dc.date.issued2009-02-16
dc.identifier.citationFONSECA, Ana Lúcia Simões Borges. A phenomenological analysis of students discursive relations and their learning of english as a foreign language.. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/454-
dc.description.abstractThe purpose of the present study was to analyze and interpret the meaning of the Being in Its everyday life at school and the way Its discursive relations within such a context might interfere in Its learning of the English language, by having Heidegger s Hermeneutic Phenomenology, together with the Discourse Analysis which studies speech in interaction, Ethnography, Ethnomethodology and Applied Linguistics, as the theoretical bases for such study. Taking into account that according to the phenomenological and qualitative research it is not possible to understand the human being without understanding the context in which their participants interpret their actions, feelings and thoughts and that the researcher s role who adopts an ethnographic and qualitative approach also aims at describing the beliefs and meanings of a given community, we analyzed the way such discursive relations and students experiences - who attended the PQD - in their everyday life at school might interfere in their learning of the English Language. The results which were achieved show that such relations do not exist in a social vacuum, based on homogeneous subjects who are not affected by the discursive practices in which they perform their roles and which constitute themselves and have, therefore, a decisive influence over the process of teaching and learning English as a Foreign Language.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeaching and learning of a foreign languageeng
dc.subjectHeideggereng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subjectApplied linguisticseng
dc.subjectSpeech in interactioneng
dc.subjectEnsino e aprendizagem de língua estrangeirapor
dc.subjectHeideggerpor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectLinguística aplicadapor
dc.subjectFala em interaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleUma análise fenomenológica das relações discursivas dos alunos e o seu aprendizado do inglês como língua estrangeira.por
dc.title.alternativeA phenomenological analysis of students discursive relations and their learning of english as a foreign language.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoObjetivamos, com este estudo, analisar e interpretar o sentido do Ser no seu cotidiano escolar e o modo como as suas relações discursivas neste cotidiano poderiam afetar o seu aprendizado da Língua Inglesa, tendo como fundamentação teórica a Fenomenologia Hermenêutica Heideggeriana, juntamente com a análise do discurso que estuda a fala em interação, a Etnografia, a Etnometodologia e a Linguística Aplicada. Considerando que, de acordo com a pesquisa qualitativa e fenomenológica, não é possível compreender o ser humano sem entender o contexto no qual seus partícipes interpretam suas ações, seus sentimentos e pensamentos e que o papel do pesquisador que adota uma abordagem qualitativa e etnográfica também visa descrever as crenças e significados de uma determinada comunidade, procuramos analisar como essas relações discursivas e as experiências dos alunos do Projeto de Qualificação Docente no referido cotidiano poderiam afetar o seu desempenho no aprendizado da Língua Inglesa. Os resultados obtidos demonstram que tais relações, por inexistirem em um vácuo social, baseadas em sujeitos homogêneos os quais são imunes às práticas discursivas nas quais atuam e as quais os constituem - têm decisiva influência no processo de ensino e aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AnaLuciaSimoesBorgesFonseca_2009.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.