00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4525
Tipo: Memorial Acadêmico
Título: Memorial acadêmico
Título(s) alternativo(s): Academic Memorial
Autor(es): Ferreira, Vilma Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Bruno, Riselane de Lucena Alcântara
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Vera Lucia Antunes de
metadata.dc.contributor.referee3: Cunha, Fábio Sales de Albuquerque
metadata.dc.contributor.referee4: Amorim, Edna Peixoto da Rocha
Resumo: O presente memorial visa atender ao disposto na Resolução n. 78/2014 - CONSUNI/UFAL, de 17 de novembro de 2014, que regulamenta, no âmbito da Universidade Federal de Alagoas, o processo de promoção docente para a classe E, com denominação de Professor Titular, da carreira de Magistério Superior. Pleitear promoção docente para o cargo de titular – distinção concedida aos docentes que chegaram ao nível mais alto da carreira universitária – é buscar o reconhecimento da academia à história e às realizações do professor. Elaborar um memorial é olhar para trás e contar essa história vivida, construída por meio de decisões e atitudes e avaliar seu impacto no mundo que nos cerca. Não deixa de ser um momento rico em emoções, tão inerentes ao ser humano, não sendo, portanto, tarefa das mais fáceis. Antes de me debruçar sobre essa tarefa, examinei diversos documentos semelhantes de colegas espalhados por todo o Brasil, até descobrir que as palavras do poeta espanhol, Antonio Machado: “Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar”, fazem todo o sentido nesse caso. E isso devese ao fato de que cada história é única. As conquistas têm pesos diferentes para indivíduos diferentes, com experiências, oportunidades e circunstâncias de vida peculiares. Para esta análise retrospectiva, o presente memorial pretende contemplar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, representação e gestão acadêmica (procurando seguir a ordem da Tabela de Pontuação - Prof. Titular, que constitui o Anexo da Resolução n 78/2014 – CONSUNI/UFAL), exercidas ao longo de 16 anos de docência universitária no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL). Antes, porém, dissertarei de forma sucinta e contextualizada, a formação profissional – préuniversitária e universitária (graduação e pós-graduação).
Palavras-chave: Memorial acadêmico
Ensino Superior
Formação profissional
Ciências Agrárias - Agronomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Agronomia
Citação: FERREIRA, Vilma Marques. Memorial acadêmico. 2018. 84 f. Memorial Acadêmico (Concurso para Professor Titular Classe E) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4525
Data do documento: 28-nov-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CECA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial Acadêmico - Vilma Marques Ferreira.pdf2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.