00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maluf, Sheila Diab
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703666Z9por
dc.contributor.referee1Cabral Filho, Otávio Gomes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9034433305087306por
dc.contributor.referee2Maciel, Diógenes André Vieira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761265J0por
dc.creatorOliveira, Elielson Carlos de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6323466522212428por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:41Z-
dc.date.available2008-12-01
dc.date.available2015-08-25T18:29:41Z-
dc.date.issued2008-03-27
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Elielson Carlos de. Represión y transgresión : elementos de construción de Vestido de noiva (Dissertación en tres actos). 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/447-
dc.description.abstractEste trabajo disertativo trata sobre los aspectos referentes al personaje del teatro rodriguiano, tomando como objeto de estudio el texto dramático Vestido de novia. La pieza se estrenó en el escenario histórico social de 1943, y con la misma comenzó una nueva fase de la dramaturgia en Brasil, el teatro moderno brasileño. El estudio evidencia como actúan en el trabajo de creación las categorías represión y transgresión, por medio de las cuales se seleccionan y organizan las características que colocan al personaje de Alaíde como representante del ser humano con la libertad cercenada por rígidos valores que dictan el comportamiento en la sociedad. Se busca el significado de dichas categorías en el pensamiento de Michel Foucault, expresado en Historia de la sexualidad Vol. I La voluntad de saber (1993), desde una óptica social.spa
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura dramáticapor
dc.subjectNelson Rodriguespor
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectRepressãopor
dc.subjectTransgressãopor
dc.subjectLiteratura dramáticaspa
dc.subjectNelson Rodriguesspa
dc.subjectPersonajespa
dc.subjectRepresiónspa
dc.subjectTransgresiónspa
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleRepressão e transgressão: elementos de construção de Vestido de noiva (Dissertação em três atos)por
dc.title.alternativeRepresión y transgresión : elementos de construción de Vestido de noiva (Dissertación en tres actos)spa
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho dissertativo trata dos aspectos referentes à personagem no teatro rodriguiano, tendo como objeto de estudo o texto dramático Vestido de noiva. A peça estreou no cenário histórico-social de 1943, e com ela uma nova fase na dramaturgia brasileira, o teatro moderno brasileiro. O estudo evidencia como as categorias da repressão e da transgressão atuaram no trabalho de criação por meio da seleção e organização dos caracteres que colocam a personagem Alaíde como representante do ser humano com a liberdade cerceada por rígidos valores que ditam o comportamento em sociedade. Busca-se o significado de tais categorias no pensamento de Michel Foucault, expresso em História da sexualidade Vol. I A vontade de saber (1993), sob uma óptica social.por
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