00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Inez Matoso
dc.contributor.advisor1LattesSILVEIRA, M. I. M.por
dc.contributor.referee1Pinto, Abuendia Padilha Peixoto
dc.contributor.referee1LattesPINTO, Abuêndia P. P.por
dc.contributor.referee2Paula, Aldir Santos de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723388Y2por
dc.creatorSilva, Soraya Fernandes da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8540705969582770por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:38Z-
dc.date.available2007-12-19
dc.date.available2015-08-25T18:29:38Z-
dc.date.issued2007-11-26
dc.identifier.citationSILVA, Soraya Fernandes da. The use of playful activities in the english language classroom : what difference does it make?. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/434-
dc.description.abstractThe aim of this work was to verify to what extent playful activities are effective in the English language learning process. The relevance of this study is due to the fact that ludic activities are widely used in English lessons nowadays but there are not many studies about their real contribution to the learning process of the language. To verify that, the methodology used in this research was based on collaborative action-research in two 3rd grade high school groups at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET-AL) in Maceió, Brazil, in the year of 2006. Non-participant class observations, questionnaires, recordings, field note taking and some experiments like traditional and playful activities were used during the research. The theoretical background was based on the study of EFL teaching procedures, playfulness, motivation, implicit and explicit instruction. The results obtained indicated that ludic activities play an important role in students motivation but do not guarantee successful conscious learning.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnglish language teachingeng
dc.subjectPlayful activitieseng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectImplicit and explicit learningeng
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectAtividades lúdicaspor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAprendizagem implícita e explícitapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleO uso das atividades lúdicas na sala de aula de língua inglesa : que diferença faz?por
dc.title.alternativeThe use of playful activities in the english language classroom : what difference does it make?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi verificar em que medida as atividades lúdicas são eficientes no processo de aprendizagem de Língua Inglesa. A relevância deste estudo deve-se ao fato de que as atividades lúdicas são amplamente usadas nas aulas de inglês nos dias atuais, porém não há muitos estudos sobre sua real contribuição para o processo de aprendizagem da língua. Para verificar isso, a metodologia usada nesta pesquisa foi baseada em pesquisa-ação colaborativa em dois grupos de 3º ano do Ensino Médio no Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET-AL) em Maceió, Brasil, no ano de 2006. Observações de aulas não participativas, questionários, gravações, notas de campo e alguns experimentos como atividades tradicionais e lúdicas foram usados nesta pesquisa. A fundamentação teórica baseou-se no estudo de procedimentos de ensino de inglês como língua estrangeira, da ludicidade, da motivação e das instruções implícita e explícita. Os resultados obtidos indicaram que as atividades lúdicas desempenham um papel importante na motivação dos alunos, mas não garantem o sucesso da aprendizagem consciente da língua.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SorayaFernandesdaSilva_2007.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.