Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/433
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Roseanne Rocha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4961168921977877 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Maria Francisca Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9020004846971255 | por |
dc.contributor.referee2 | Almeida Filho, Jose Carlos Paes de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6713011855280201 | por |
dc.creator | Dantas, Lílian Maria | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5314015229856951 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:29:37Z | - |
dc.date.available | 2007-07-31 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:29:37Z | - |
dc.date.issued | 2007-04-05 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Lílian Maria. Nonverbal language in efl classroom interaction. 2007. 85 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/433 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this research is to analyze the influence of nonverbal language (together with verbal) in EFL classroom interaction. Starting from the concept of language as a social activity and basing our studies in Discourse Analysis, Conversational Analysis and Interactional Sociolinguistics, I developed a micro analysis of discourse study which happened at the extension school of English from the Federal University of Alagoas. The corpus was defined by audio and video recordings and its transcriptions, interviews and questionnaires. Among many types of nonverbal language, I chose as the focus of our investigation the smile (EKMAN, 2003; PEASE and PEASE, 2005; CARVALHO, 1999; KINDE, 1999) because it showed out to be an important element to increase classroom interaction through a convivial strategy (used by the teacher as a balance between the instructional and the spontaneous discourse, based on KRAMSCH, 1987); to promote a funny learning environment through teacher and learners own experiences and to reprimand learners (exerting power and saving face) for not doing their homework. These three types of smile contributed to lower the affective filter, increase interaction and consequently improve students learning. In pedagogical terms, the classroom showed to be a place where teacher and students build up a learning and teaching culture and where the smile helped keep interaction high, developing a convivial environment which affected students learning positively. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Linguística; Literatura Brasileira | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Linguística | por |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.subject | Língua inglesa | por |
dc.subject | Linguagem verbal | por |
dc.subject | Linguagem não-verbal | por |
dc.subject | Sorriso | por |
dc.subject | Interação professor-aluno | por |
dc.subject | Linguistics | eng |
dc.subject | Discourse analysis | pt_BR |
dc.subject | English language | pt_BR |
dc.subject | Verbal language | pt_BR |
dc.subject | Nonverbal language | pt_BR |
dc.subject | Smile | pt_BR |
dc.subject | Teacher-student interaction | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.title | Nonverbal language in efl classroom interaction | eng |
dc.title.alternative | Linguagem não verbal na interação em sala de aula de língua estrangeira | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O objetivo principal desta pesquisa é analisar a influência da linguagem não-verbal (juntamente com a verbal) na interação de sala de aula de Língua Inglesa como língua estrangeira. Partindo de um conceito de linguagem como atividade social e tendo como base os estudos na área da Análise do Discurso, Análise da Conversação e Sociolingüística Interacional, desenvolvi um estudo micro-analítico do discurso que aconteceu na extensão da Universidade Federal de Alagoas (Casa de Cultura Britânica). O corpus foi definido por gravações em áudio e vídeo e transcrições, entrevistas e questionários. Entre os muitos tipos de linguagem não verbal, escolhi como foco da nossa investigação o sorriso (EKMAN, 2003; PEASE & PEASE, 2005; CARVALHO, 1999; KINDE, 1999; dentre outros) devido ao fato de o sorriso ter se mostrado um elemento importante que contribuiu para aumentar a interação em sala de aula através da estratégia de convívio (estratégia usada pelo professor que funciona como um balanço entre o discurso instrucional e o espontâneo, baseado em Kramsch, 1987); para promover um ambiente de aprendizado divertido através das próprias experiências do professor e dos aprendizes e para repreender os alunos (exercendo poder e salvando a face) por não fazerem as tarefas pedidas. Os tipos de sorriso observados contribuíram para diminuir o filtro afetivo entre o professor e os alunos, aumentando a interação e consequentemente a produção e aprendizado dos mesmos. Em termos pedagógicos, a sala de aula se mostrou um lugar onde os participantes envolvidos constroem uma cultura de aprender e ensinar e também um lugar onde o sorriso ajudou a aumentar a interação, desenvolvendo um ambiente de convívio que afetou o aprendizado dos alunos positivamente. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nonverbal language in efl classroom interaction.pdf | 478.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.