00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4332
Tipo: Dissertação
Título: “Nosso texto vai para o blog, professora?” : uma experiência com a produção de hipertextos para um blog informativo por alunos do ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): "Our test goes to the blog, teacher? : an experience whit a hypertext process form an information blog by students of fundamental teaching II
Autor(es): Cândido, Karine de Oliveira
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Fernando Sílvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiana Pincho de
Resumo: O acesso ao mundo digital e o uso desenfreado das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) por todas as camadas sociais têm transformado hábitos como os de leitura e escrita, que estão passando dos papéis para as telas. Apesar dessa imersão no mundo digital, a escola não está preparada para essas mudanças, abrindo uma lacuna entre o que é a necessidade do aluno moderno e o que os ambientes educacionais estão prontos a oferecer, surgindo, assim, a necessidade de repensar caminhos para um ensino pautado nessas mudanças. É nesse contexto que o referido trabalho, fruto do projeto desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras/Profletras, na Universidade Federal de Alagoas/Ufal, foi desenvolvido com 35 alunos de uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Rio Largo-AL e justifica-se pela necessidade de acompanhar as mudanças na escrita advindas com as TDICs. Como objetivos, busca analisar em que medida o espaço digital contribui para as habilidades de leitura e escrita a partir da criação de textos em um blog por alunos de uma turma de 9º ano do ensino fundamental II, de uma escola da rede pública de ensino, e verificar os procedimentos didáticos mais adequados, nesse contexto de pesquisa, para a produção de hipertextos. Assim, pretende-se responder às seguintes questões: – Qual o papel do espaço digital no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos? – Quais os procedimentos didáticos para o uso produtivo e motivador das TDICs em sala de aula? Para tanto, como processo metodológico, recorre-se à aplicação de sequências didáticas de forma a propiciarem análise e produção de textos dos gêneros textuais notícia, entrevista e texto de opinião, sendo estes o material do corpus desta pesquisa. Os fundamentos teóricos estão pautados em discussões da área da Linguística Textual, com foco nos estudos dos gêneros textuais e do hipertexto, concebendo a escrita como um processo sociointeracional. Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizado o método da pesquisa-ação, estruturada no ideal de que pesquisa e ação podem ocorrer juntas e transformar o meio. Este trabalho está organizado em três etapas: a primeira, que traz o hipertexto, os gêneros discursivos e o blog como ferramentas para o ensino de língua materna; a segunda, trata da metodologia aplicada para o desenvolvimento da pesquisa; e a terceira, traz as análises de produções publicadas no blog informativo da turma. Os resultados apontam para a necessidade cada vez maior de uma valorização da interação entre as práticas didáticas de língua portuguesa e o trabalho com a produção textual em ambiente digital, de forma a tender às novas práticas de comunicação advindas com as TDICs.
Abstract: The access to the digital world and unrestrained use of Information and Communications Technology (ICT) by all social classes are changing habits as reading and writing, that are moving from paper to screen. Despite this immersion in the digital world, schools are not prepared for these changes, making a gap between the needs of modern students and what educational environments are ready to offer ascending, on this way, the need to rethink ways to a teach guided by these changes. The goal of this paper is to analyze the results obtained by the application of an elaborated didactic proposal for the production of hypertexts of journalistic genres in order to publish them in an informative blog created for the publication of these student productions. This work was the result of the project developed in the Professional Master's Degree in Languages/Profletras, at the Federal University of Alagoas/Ufal, and it was developed with 35 students from a 9th grade class of a public school in the city of Rio Largo-AL and it's justified by the need to keep up with the changes in writing resulting from the ICTs. For the theoretic foundations, were used discussions of the Textual Linguistics area with focus in the studies of the textual genres and the hypertext, perceiving writing as a socio-interactional process. Thus, it is intended to answer the following questions: - What is the role of digital space in the development of students' reading and writing skills? - Is the digital space a favoring environment to interaction and collaborative learning? The method used in the development of the work was that of action research, based on the ideal that research and action can occur together, aiming at a transformation of the environment. The analysis is organized in three stages: the first, which brings the hypertext, the discursive genres and the blog as tools for the teaching of native language; the second deals with the applied methodology for the development of the research; and the third brings the reviews of published productions in the class informative blog. The results point to the increasing need for an interaction between the didactic practices of Portuguese and the work with multimodal genres in the digital environment, in a way to approach the new communication practices with ICTs.
Palavras-chave: Língua portuguesa – Estudo e Ensino
Hipertexto
Gênero discursivo
Blogs
Ensino fundamental
Portuguese Language - Study and Teaching
Hypertext
Discursive gender
Informative blog
Elementary School
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: CÂNDIDO, Karine de Oliveira. “Nosso texto vai para o blog, professora?”: uma experiência com a produção de hipertextos para um blog informativo por alunos do ensino fundamental II. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4332
Data do documento: 5-mar-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOSSOT~1.PDF“Nosso texto vai para o blog, professora?”: uma experiência com a produção de hipertextos para um blog informativo por alunos do ensino fundamental II2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.