00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723124Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799061T8pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Elton Malta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755832T8pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Paulo César Costa de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4782312E0pt_BR
dc.creatorSilva, Rodrigo Oliveira Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776544P1pt_BR
dc.date.accessioned2019-02-13T19:55:44Z-
dc.date.available2019-02-13T19:55:44Z-
dc.date.issued2015-10-28-
dc.identifier.citationSILVA, Rodrigo Oliveira Ferreira da. Reflexos na práxis do professor de ciências (Física, Química e Biologia), da cidade de Maceió, após a adoção do ENEM como protagonista no processo de seleção de alunos para o Ensino Superior. 2015, 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3888-
dc.description.abstractThe structural changes in Brazilian society over the last five decades the country has imposed the need to change his philosophy about the training of its population, especially in mid-level education. In this study we aimed to rescue aspects of social change in order to understand the need for new educational, cultural and vocational training for young Brazilians, justified by the change of legal texts that guide education in Brazil as well as the creation of the National Examination high school - ENEM as protagonist factor in the process of effecting these changes, paradigms, substantially characterized by an epistemological change in the teaching learning to the average level of education in Brazil. Therefore the present study was to evaluate how educational policies have reflected on the end of the educational process, ie in the classroom, especially as the New ENEM influences the pedagogical praxis of Maceio city's science teachers after its adoption coupled with SISU as the protagonist in the process of selecting students for university courses, as well as student loan programs. In this context, being the ENEM a large-scale evaluation that occurs at the end of high school, the work presents the concept of evaluation and discusses some of its modalities looking situate the reader in the issue of the role of evaluation in the teaching process learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectAvaliação em Larga Escalapt_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectHabilidades e Competênciaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectNational Secondary Education Examinationpt_BR
dc.subjectEvaluation of Large Scalept_BR
dc.subjectReform of high schoolpt_BR
dc.subjectSkills and competencespt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleReflexos na práxis do professor de ciências (Física, Química e Biologia), da cidade de Maceió, após a adoção do ENEM como protagonista no processo de seleção de alunos para o Ensino Superiorpt_BR
dc.title.alternativeReflections on science teacher praxis (physics, chemistry and biology), the city of Maceió, after the adoption of ENEM as the protagonist in the selection of students for higher educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA mudança estrutural da sociedade brasileira nas últimas cinco décadas impôs ao país a necessidade de modificar sua filosofia a respeito da formação de sua população, sobretudo no nível médio de ensino. Nesse trabalho procura-se resgatar aspectos dessa mudança social, a fim de entender a necessidade de uma nova formação educacional, cultural e profissional para os jovens brasileiros, justificada pela alteração dos textos legais que balizam a educação no Brasil bem como a criação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, como fator protagonista no processo de efetivar essas mudanças, de paradigmas, que substancialmente se caracterizam por uma mudança epistemológica no processo de ensino aprendizagem para o nível médio de ensino brasileiro. Portanto o presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar como políticas educacionais possuem reflexos na ponta do processo pedagógico, ou seja, em sala de aula, em especial, como com o Novo ENEM influencia a práxis pedagógica de professores de ciências da cidade de Maceió, após sua adoção aliado ao SISU como protagonista no processo de escolha de alunos para os cursos universitários, bem como os programas de financiamento estudantil. Nesse contexto, sendo o ENEM uma avaliação de larga escala que ocorre ao final do Ensino Médio, o trabalho apresenta o conceito de avaliação bem como discute algumas de suas modalidades procurando situar o leitor na problemática de qual o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.