00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Percepção de docentes de um curso de fisioterapia sobre as estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas no estágio curricular
Título(s) alternativo(s): Perception of teachers of the physiotherapy course on the teaching-learning strategies aplied in the curricular internship
Autor(es): Costa, Marcus Aurélio Medeiros
Primeiro Orientador: Soares, Francisco José Passos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenilda Austrilino
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Geraldo Magella
Resumo: O presente Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve como meta o aprimoramento da prática docente no estágio curricular na graduação em Fisioterapia a partir de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), aqui apresentado na forma de um artigo científico e de um produto de intervenção. A pesquisa inscrita na área de concentração “currículo e processo ensino-aprendizagem na formação em saúde” buscou compreender e ampliar a reflexão sobre o tema “estratégias de ensino-aprendizagem na educação em saúde”. A educação em Fisioterapia foi trabalhada a partir da percepção de docentes do curso analisado sobre a adequação das estratégias de ensino-aprendizagem adotadas no estágio curricular em relação às competências gerais e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Fisioterapia (DCN/FISIO). Participaram da pesquisa 15 docentes que integram a disciplina Prática Supervisionada – Estágio nos 9º e 10º períodos do curso de graduação em Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, na cidade de Maceió, estado de Alagoas. Para a abordagem qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso, foi utilizada, em seu percurso metodológico, a técnica de entrevista. Foi elaborado um questionário semiestruturado composto pelas seguintes questões: 1) Quais as estratégias de ensino-aprendizagem são desenvolvidas na sua prática diária na supervisão do estágio? 2) Como você elabora/planeja as estratégias de ensino-aprendizagem para desenvolver na sua prática diária? 3) Quais são as competências e habilidades gerais que você procura enfatizar para que o aluno as adquira ao longo do desenvolvimento do seu estágio? 4) Em sua opinião, suas estratégias de ensino-aprendizagem são capazes de atender às competências e habilidades requeridas pela DCN/FISIO? 5) Como você identifica, no seu estágio, articulação entre: teoria e prática? E entre ensino, serviço e comunidade? (Exemplifique as articulações encontradas). 6) Como ocorre a avaliação do aluno? (Somativa? Formativa?). 7) Você trabalha com metodologias ativas no estágio? Quais? 8) Que tipo de feedback é utilizado no seu estágio neste processo de ensino-aprendizagem? 9) Quais fortalezas você identifica relativas ao uso de suas estratégias de ensino-aprendizagem no exercício da supervisão do estágio? 10) Quais fragilidades você identifica relativas ao uso de suas estratégias de ensino-aprendizagem no exercício da supervisão do estágio? Os dados foram analisados por meio do programa IRAMUTEQ. As seguintes categorias temáticas embasaram a reflexão sobre as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas: fragilidades do estágio; o exercício da autonomia e de outros valores na formação profissional; estratégias de ensino e avaliação: desafios para inovação no estágio curricular; modelo de formação: angústias e incertezas. Os resultados confirmam um distanciamento e inadequação entre as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas e as DCN/FISIO. Sugere-se que as angústias e incertezas geradas por essa inadequação podem ser enfrentadas por uma política institucional de desenvolvimento docente. Como produto derivado da pesquisa e estratégia para promover a aprendizagem significativa, é proposto um curso de qualificação iniciante da política de desenvolvimento da docência da IES, com a temática “competências docentes e atualização de metodologias inovadoras de ensino no estágio curricular”. Pretende-se contribuir para a qualificação de docentes do curso de fisioterapia, promover a reflexão sobre o papel do docente no exercício da supervisão do estágio e desenvolver a aprendizagem significativa e colaborativa nos diferentes cenários de prática.
Abstract: The present Course Completion Assignment (CCA) had as its goal the improvement of the teaching practice in the curricular internship in the graduation in Physiotherapy from a research developed in the Professional Master's Degree in Health Teaching at the Faculty of Medicine (FAMED), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), presented here in the form of a scientific article and an intervention product. The research enrolled in the area of concentration curriculum and teaching-learning process in health training sought to understand and expand the reflection on the theme of teaching-learning strategies in health education. The education in Physiotherapy was worked out from the perception of teachers of the course analyzed on the adequacy of the teaching-learning strategies adopted in the curricular internship in relation to the general skills and abilities provided in the National Curricular Guidelines of the Undergraduate Course in Physiotherapy (NCGP). A total of 15 teachers participated in the course Supervised Practice - Internship, in the 9th and 10th terms of the undergraduate course in Physiotherapy of a private Higher Education Institution (HEI), in the city of Maceió, state of Alagoas. For the qualitative, exploratory approach, of the case study type, the interview technique was used in its methodological course. A semi-structured questionnaire was prepared, consisting of the following questions: 1) What teaching-learning strategies are developed in daily practice in supervising the internship? 2) How do you elaborate / plan the teaching-learning strategies to develop in your daily practice? 3) What are the general skills and competencies that you seek to emphasize so that the student can acquire them throughout the development of his or her internship? 4) In your opinion, are your teaching-learning strategies capable of meeting the skills and abilities required by NCGP? 5) How do you identify, in your internship, the articulation between: theory and practice? And between teaching, service and community? (Exemplify the joints found). 6) How does the student's assessment take place? (Summative? Formative?). 7) Do you work with active methodologies on the internship? Which are? 8) What kind of feedback is used in your internship in this teaching-learning process? 9) What strengths do you identify regarding the use of your teaching-learning strategies in supervising the internship? 10) What weaknesses do you identify regarding the use of your teaching-learning strategies in supervising the internship? The data were analyzed through the IRAMUTEQ program. The following thematic categories are based on the reflection on the teaching-learning strategies adopted: weaknesses of the internship; the exercise of autonomy and other values in vocational training; teaching and evaluation strategies: challenges for innovation in the curricular internship; training model: anxieties and uncertainties. The results confirm a distancing and inadequacy between the teaching-learning strategies adopted and the NCGP. It is suggested that the anxieties and uncertainties generated by this inadequacy can be faced by an institutional policy of teacher development. As a product derived from the research and strategy to promote meaningful learning, a qualifying course for the development of HEI teaching is proposed, with the theme - teaching skills and updating of innovative teaching methodologies in the curricular internship. It is intended to contribute to the qualification of teachers of the Physiotherapy course; to promote reflection on the role of the teacher in supervising the internship and to develop meaningful and collaborative learning in the different scenarios of practice.
Palavras-chave: Ensino superior
Educação em saúde
Fisioterapia
Estágio curricular
Aprendizagem
Health Education
Teaching
Learning
Clinical Training
Physiotherapy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: COSTA, Marcus Aurélio Medeiros. Percepção de docentes de um curso de fisioterapia sobre as estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas no estágio curricular. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3789
Data do documento: 12-set-2018
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