Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3748
Tipo: | Especialização |
Título: | Metodologias ativas como estratégia de promoção e incentivo a educação em saúde: O uso do teatro de fantoche como instrumento de intervenção sob a percepção dos residentes de enfermagem do HUPAA |
Título(s) alternativo(s): | Methodologies active as a promotion and incentive strategy health education: the use of puppet theater as an intervention intrument under the percepcion of HUPAA nursing residents |
Autor(es): | Bertoldo , Djelda dos Santos |
Primeiro Orientador: | Duarte, Iasmin de Albuquerque Cavalcanti |
Resumo: | O teatro de fantoches é a expressão teatral que caracteriza as encenações realizadas com fantoches. Vários trabalhos têm demonstrado a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento das potencialidades do ser humano, intervindo positivamente no seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social. O uso do teatro de fantoche não se constitui em uma ferramenta tão inovadora para práticas educativas, como o cuidado em saúde, talvez seja pouquíssimo utilizado pelos profissionais. Ao considerar esses aspectos, entende-se que a inserção dos residentes de enfermagem no desenvolvimento de ações de educação em saúde com o uso de metodologias ativas, proporcionará vivências fundamentais para o seu processo de atualização. |
Abstract: | The theater of puppets is the theatrical expression that characterizes the staged plays with puppets. Several works have demonstrated the importance of play activities in the development of human potential, intervening positively in their physical, motor, emotional, cognitive and social development. The use of puppet theater is not as innovative a tool for educational practices as health care, perhaps it is rarely used by professionals. In considering these aspects, it is understood that the insertion of nursing residents in the development of health education actions with the use of active methodologies, will provide experiences that are fundamental for the updating process. |
Palavras-chave: | Teatro de fantoches residentes de enfermagem metodologias ativas Theater of puppets nursing residents active methodologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência da Saúde |
Citação: | BERTOLDO, Djelda dos Santos. Metodologias ativas como estratégia de promoção e incentivo a educação em saúde: O uso do teatro de fantoche como instrumento de intervenção sob a percepção dos residentes de enfermagem do HUPAA. 2018. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em Ciências da Saúde) – Faculdade de Medicina, Núcleo Docente Estruturante, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3748 |
Data do documento: | 15-jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - FAMED |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.