00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Relações entre funções executivas, traços de personalidade e o cometimento de infrações e acidentes de trânsito por condutores de automóveis
Autor(es): Paula, Jessyca Brennand de
Primeiro Orientador: Póvoa, Raner Miguel Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Fernades, Sheyla Christine Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
Resumo: O trânsito é considerado um desafio e um problema de saúde pública. A violência neste contexto é resultante de um complexo multideterminado por aspectos cognitivos, comportamentais e socioambientais dos condutores de automóveis. Frente a isto, o objetivo desta pesquisa foi investigar relações entre funções executivas- FE (memória de trabalho, atenção, tomada de decisão, planejamento, controle inibitório), traços de personalidade (agressividade, impulsividade, antissocial) e o cometimento de infrações e acidentes de trânsito por condutores. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, com delineamento não experimental, realizada em Maceió/AL. Foram aplicadas: anamnese, subteste dígitos WAIS-III, stroop teste Victoria, Iowa Gambling Task- IGT, escalas de impulsividade de Barrat-BIS-11, escala de psicopatia de Levenson e questionário de agressão de Buss-Perry. Para homogeneizar a amostra foram usados: subteste códigos teste Beta III, inventário de ansiedade de Beck e inventário de depressão de Beck. Foram avaliados 160 condutores do sexo feminino (n= 94) e masculino (n= 66), com idade entre 18 e 50 anos (M= 33,45; DP= 9,13). Para análise, utilizaram-se estatísticas descritivas, e inferenciais do tipo correlação r de Pearson para medir o relacionamento entre variáveis de interesse, e o General Linear Model- GLM multivariado para verificar efeito dos grupos por faixa etária e sexo, variáveis independentes, e a interação sobre infrações e acidentes, variáveis dependentes. Não houve relações relevantes entre infrações e acidentes com traços de personalidade, bem como com FE. Foram reportadas relações nulas entre FE e traços de personalidade, assim como entre infrações e acidentes. Em contrapartida, foram verificadas relações relevantes entre traços de personalidade e seus fatores. Para acidentes de trânsito, notou-se efeito significante do sexo [F(1,152)=15,369; p= 0,001; Eta Square(η²)= 0,092], com menor média das mulheres do que dos homens (M= 0,436, DP=0,63 x M= 1,044, DP= 1,2), mas não do grupo por faixa etária, tampouco da interação. Para infrações, não foram observados efeitos significantes. Por fim, considera-se que o estudo contribuiu para compreensão dos aspectos da personalidade e do funcionamento executivo no contexto do trânsito. Mas, não foi possível, ainda, identificar relações para elucidar infrações e acidentes acerca do fator humano. Tornando relevante a ampliação de estudos na área, afim de criar um corpo de literatura mais robusto, tendo em vista as lacunas relacionadas à exploração dos potenciais fatores de risco no trânsito.
Abstract: Traffic is considered a challenge and a public health problem. Violence in this context is the result of a complex determined by cognitive, behavioral and socioenvironmental aspects of drivers. The objective of this research was to investigate relationships between executive functions - EF (work memory, attention, decision making, planning, inhibitory control), personality traits (aggressiveness, impulsivity, antisocial) and the commission of infractions and traffic accidents by drivers. It was a quantitative research, with a non-experimental design, carried out in Maceió/AL. The following were applied: anamnesis, WAIS-III digits subtest, Victoria stroop test, Iowa Gambling Task-IGT, Barrat-BIS-11 impulsivity scales, Levenson psychopathy scale and Buss-Perry aggression questionnaire. To homogenize the sample were used: subtest Beta III test codes, Beck anxiety inventory and Beck depression inventory. A total of 160 female (n= 94) and male (n= 66) drivers, aged 18-50 years (M= 33.45, SD= 9.13) were evaluated. For the analysis, Pearson's correlation-type descriptive and inferential statistics were used to measure the relationship between variables of interest and the General Linear Model-GLM multivariate to verify the effect of the groups by age group and sex, independent variables, and interactions on infractions and accidents, dependent variables. There were no relevant relationships between infractions and accidents with personality traits, as well as with EF. No relations were found between EF and personality traits, as well as between infractions and accidents. On the other hand, relevant results between personality traits and their factors were verified. For traffic accidents, a significant effect of sex was observed [F(1,152)= 15,369; p= 0.001; Eta Square (η²)= 0.092], with a lower mean of females than males (M= 0.436, SD= 0.63 x M= 1.044, SD= 1.2), but not in any other factors. For infractions, no significant effects were observed. Finally, it is considered that the present study contributed to understand personality aspects and the executive functioning in the context of traffic. But, it is believed that it isn’t yet possible to find relevant relationships to elucidate infractions and accidents regarding human factor. That makes relevant the expansion of studies in the area, in order to create a more robust literature, considering the gaps related to potential risk factors in traffic.
Palavras-chave: Neuropsicologia-avaliação
Condutor de automóvel - funções executivas
Traços de personalidade
Transito
Neuropsychological Evaluation
Car Driver
Executive Functions
Personality traits
Traffic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: PAULA, Jessyca Brennand de. Relações entre funções executivas, traços de personalidade e o cometimento de infrações e acidentes de trânsito por condutores de automóveis . 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3728
Data do documento: 6-jun-2018
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