06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Gustavo Manoel da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5701200319717430pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8439918844022185pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538pt_BR
dc.creatorAquino, Leide Daiane Barros de-
dc.date.accessioned2019-01-03T14:48:18Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2019-01-03T14:48:18Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.citationAQUINO, Leide Daiane Barros de. Representações de professores de História no sertão de Alagoas, sobre a cultura afro-brasileira. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3671-
dc.description.abstractFaced with the issues surrounding the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in schools for elementary and high school levels, this work intends to discuss the challenges faced by the teachers of the municipality of Delmiro Gouveia, in the country of State of Alagoas, in their daily lives school. The importance for the formation of individuals in a society is also the responsibility of the school, especially the teacher. This perspective applies to the construction of the plural identities that the students possess about the black identity. The compulsory teaching of Afro-Brazilian History and Culture is guaranteed by law arising from the struggles of the various black movements in the struggle to achieve equality and disqualification from racism in the classroom. The research was carried out in schools of the municipal public school and directed to the teachers of History, carried out using the investigative questionnaire, the FEF (Free Evaluation Form), and content analysis by Laurence Bardin (1977) and Oral History by Verena Alberti (2005), being processed the data, later, and discussed in the results present in this work. It is noticed the lack of knowledge directed to the theme, including by the professionals who should work these concepts in the classroom. Thus, the applicability of legislation is insufficient when faced with reality, considering that there is no follow-up of the effectiveness of the work, and there are few investments in continuing education for these professionals, especially for those who have completed graduation prior to the implementation of the laws. the lack of interest of some teachers to participate in the meetings focused on the area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCultura Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.titleRepresentações de Professores de História, no sertão de Alagoas, sobre a cultura afro-brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDiante da problemática envolvendo as questões referentes ao ensino da História e Cultura AfroBrasileira nas escolas para os níveis de ensino fundamental e médio surge este trabalho que pretende discutir os desafios enfrentados pelos professores do município de Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, em seu cotidiano escolar. A importância para a formação dos indivíduos de uma sociedade é, também, de responsabilidade da escola, especialmente, do professor. Essa perspectiva se aplica à construção das identidades plurais que os alunos possuem no que se refere, em particular, à identidade negra. A obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira é garantida por lei advindas de lutas dos diversos movimentos negros na luta pela obtenção da igualdade e desqualificação do racismo na sala de aula. A pesquisa foi realizada com professores de História da rede pública municipal de ensino de Delmiro Gouveia, realizada com uso do questionário investigativo, a FAL (Ficha de Avaliação Livre), análise do conteúdo por Laurence Bardin (1977) e Historia Oral por Verena Alberti (2005), sendo tratados os dados, posteriormente, e discutidos nos resultados presentes neste trabalho. Percebe-se, quanto aos professores de História no sertão alagoano, a falta de conhecimento direcionado à temática “cultura afro-brasileira”. Assim, a aplicabilidade da legislação é insuficiente quando se defronta com a realidade, considerando que não há acompanhamento da efetividade dos trabalhos e são poucos os investimentos em formação continuada para esses profissionais, principalmente para aqueles que concluíram graduação antes da implementação das leis, além da falta de interesse de alguns professores em participar nos encontros voltados para a área.pt_BR
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