06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Roberval Felippe Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5446592359231608pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ricardo Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955679764505968pt_BR
dc.contributor.referee2Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122734956600182pt_BR
dc.creatorSilva, Ívia Rejane Ferreira-
dc.date.accessioned2019-01-03T14:31:47Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2019-01-03T14:31:47Z-
dc.date.issued2018-10-17-
dc.identifier.citationSILVA, Ívia Rejane Ferreira. O ensino de cartografia escolar e geotecnologias em geografia através da utilização do software Google Earth Pro. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3668-
dc.description.abstractThe Teaching of Geography has undergone profound changes in its trajectory. The scientifictechnological advances that have occurred over the years have contributed to the insertion of technology in the educational environment. These technologies within the scope of the school can bring significant advances to the Teaching of School Geography. This research work has the main objective to analyze the teaching-learning process of School Cartography from the use of geotechnologies in the third year classes of the High School of a public school located in the District of Piau - Piranhas / AL. Geotechnologies inserted in School Geography can be a very effective tool in the development of teaching-learning. The interaction between Geography, Cartography and Geotechnologies in the teaching-learning process of School Geography, can establish the ideal conditions for the study and knowledge of the geographic space. Defining itself as a quantitative and qualitative research because we understand that there is not always a need to distinguish one research format from the other, we believe that quantitative and qualitative research complement each other. We used as research technique the action research associated with the questionnaire as a research tool. The proposed activities aimed to stimulate the learning of the third year of high school students about School Cartography and Geotechnologies through the use of Google Earth Pro software. Our intention was to make available to teachers and students new possibilities for improvement of teaching-learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeotecnologiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO ensino de cartografia escolar e geotecnologias em geografia através da utilização do Software Google Earth Propt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Ensino de Geografia tem passado por profundas modificações em sua trajetória. Os avanços científico-tecnológicos ocorridos ao longo dos tempos vêm contribuindo com a inserção da tecnologia no ambiente educacional. Estas tecnologias inseridas no âmbito escolar podem trazer avanços significativos para o Ensino de Geografia Escolar. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal analisar o processo de ensino-aprendizagem de Cartografia Escolar a partir da utilização das geotecnologias nas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma instituição escolar pública localizada no Distrito de Piau - Piranhas/AL. As Geotecnologias inseridas na Geografia Escolar podem ser uma ferramenta bastante eficaz no que se refere ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem. A interação entre Geografia, Cartografia e Geotecnologias no processo de ensino-aprendizagem de Geografia Escolar, pode estabelecer as condições ideais para o estudo e conhecimento do espaço geográfico. Definindo-se como pesquisa quantitativa e qualitativa por compreendermos que nem sempre há a necessidade de se distinguir um formato de pesquisa do outro, acreditamos que essas abordagens se complementam. Utilizamos como técnica de pesquisa a pesquisa-ação associada ao questionário como instrumento de pesquisa. As atividades propostas pretenderam estimular o aprendizado dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio acerca da Cartografia Escolar e das Geotecnologias através da utilização do software Google Earth Pro. Nosso intuito foi o de disponibilizar aos professores e estudantes novas possibilidades para melhoria do ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.