06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3657
Tipo: Especialização
Título: "Poema é coisa de menina"? Questões de gênero social no espaço escolar
Autor(es): Mariano, Maria da Conceição Feitosa
Primeiro Orientador: Santos, Mônica Regina Nascimento dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Maria Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Cristina Conceição
Resumo: Neste trabalho buscamos compreender e problematizar relações de gênero no espaço escolar, especificamente no trato com a poesia na disciplina de língua portuguesa. O interesse na temática surgiu a partir de um estágio de observação no curso de letras, UFAL – campus sertão, em que um aluno ao receber de sua professora uma proposta de produção de um poema, se negou a fazer tal atividade com a justificativa de que “poesia é coisa de menina”. A partir daí surgiu uma inquietação sobre questões de gênero que se prolongou até a pósgraduação, momento em que foi possível tratar dessa temática tão necessária na área da educação/formação, posta como uma das temáticas transversais a se trabalhar no ensino. O contexto de surgimento do interesse nessa temática nos levou a questionar sobre quais os direcionamentos legais para o trabalho com gênero. Realizamos um estudo bibliográfica de caráter qualitativo, método da pesquisa social que [...] “ lida com interpretações das realidades sociais [...]” (Guareschi, 2002, p. 23). Nosso objetivo geral, é então, compreender e discutir as relações de gênero na sociedade, problematizando a importância da escola na discussão e formação de pessoas capazes de não reproduzir as discriminações de gênero. Sendo, objetivos específicos compreender o patriarcado e as relações de gênero na sociedade – especificamente na nossa sociedade –, assim como o conceito de gênero e problematizar as diretrizes curriculares e documentos afins para o trabalho com gênero social, nos direcionando ao trabalho com a poesia na disciplina de língua portuguesa. Com isso esperamos ter construído uma compreensão de que para além de coisas de meninos ou meninas a poesia, enquanto uma arte que usa a língua, está posta para despertar a sensibilidade e a reflexão sobre a condição humana e cidadã de cada pessoa, deixando a possibilidade para profissionais da área de se repensar essa temática no espaço escolar. Para tal nos embasamos em estudiosas/os como BEAUVOIR(1967), BRASIL(1998), CUNHA(1976), DAVIS (2016), FIORI (2002), IRANDÉ (2014), LOURO (1997), SAFFIOTI (1987), SAFFIOTI (2004), TEDESCHI (2012).
Abstract: En este trabajo buscamos entender y problematizar las relaciones de género en el espacio escolar, específicamente en el trato con la poesía en la disciplina del idioma portugués. El interés por la temática surgió de una etapa de observación en el curso de las letras, UFAL – Campus Sertão, en la que un estudiante que recibía de su profesora una propuesta para producir un poema, se negó a hacer tal actividad con la justificación de que "la poesía es una cosa de niña". Entonces, surgió una preocupacón por cuestiones de género que se extendieron a la post-graduación, cuando fue posible abordar este tema tan necesario en educación/formación, como uno de los temas transversales a trabajar en la docencia. Este contexto nos llevó a cuestionar cuál es la dirección legal para el trabajo con el género. Se realizó un estudio bibliográfico de carácter cualitativo, método de investigación social que [...] "trata de interpretaciones de las realidades sociales [...]" (Guareschi, 2002, p. 23). Nuestro objetivo general, entonces, es entender y discutir las relaciones de género en la sociedad, cuestionando la importancia de la escuela en la discusión y capacitación de personas capaces de no reproducir la discriminación de género. los objetivos específicos és entienden el patriarcado y las relaciones de género en la sociedad – específicamente en nuestra sociedade –, así como el concepto de género y problematizar las pautas curriculares y los documentos conexos para el trabajo con género social, en Dirigiendo a trabajar con la poesía en la disciplina de la lengua portuguesa. Con esto esperamos haber construido un entendimiento que además de las cosas de los niños o las niñas a la poesía, mientras que és un arte que utiliza el lenguaje, se establece para despertar la sensibilidad y la reflexión sobre la condición humana y ciudadana de cada persona, dejando la posibilidad de que los profesionales de la educación reconsideren este tema en el espacio escolar. Por esta razón estamos basados en académicos como BEAUVOIR (1967), BRASIL(1998), CUNHA(1976), DAVIS (2016), FIORI (2002), IRANDÉ (2014), LOURO (1997), SAFFIOTI (1987), SAFFIOTI (2004), TEDESCHI (2012).
Palavras-chave: Educação infantil
Relações de gênero
Igualdade na educação
Produção textual
Poesia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: MARIANO, Maria da Conceição Feitosa. "Poema é coisa de menina"? Questões de gênero social no espaço escolar. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3657
Data do documento: 30-ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
"Poema é coisa de menina"? questões de gênero social no espaço escolar.pdf2.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.